A indústria 4.0


História


A revolução industrial é um fenômeno que segue em curso. Porém, para compreendermos melhor, é usual a separação em fases distintas.

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/05/Industria4.0.Historia.html
[Imagem: Copel Telecom]



A primeira revolução industrial ou a indústria 1.0, no século XVIII, aconteceu na Inglaterra e representou a mudança da manufatura para o uso de máquinas movidas a vapor.

Já a indústria 2.0 (1870) representou o crescimento da eletricidade como forma de energia para movimentar toda sorte de máquinas. Neste estágio, outros países europeus já haviam desenvolvido o setor industrial em seus territórios. Também houve o crescimento do uso de combustíveis advindos de petróleo.

Sucedendo este estágio, a indústria 3.0 denota outro avanço (1970). A robótica veio contribuir com processos mais eficientes. Por mais que o ser humano padronize ações, isto é bastante difícil de se manter um ritmo padrão em todos os momentos.

E, por último, após os anos 2000, já se fala na indústria 4.0. Nela os equipamentos não são meros objetos inteligentes e isolados, dentro do contexto da “Internet das Coisas”. Há transmissões de dados para sistemas integrados ou mesmo para a nuvem. Com isso, são gerados relatórios e gráficos, os quais devem ser traduzidos em novas ações após a leitura e interpretação.





GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários