O que é a UNESCO? O que ela faz?

História


A Segunda Guerra Mundial foi um período marcante na História mundial. Diante de tamanho poderio bélico que as nações mais poderosas demonstraram, e das grandes perdas humanas e materiais que aconteceram, tal episódio não poderia se repetir. Assim, foi criada a Organização das Nações Unidas, a ONU, com o objetivo de atuar em diversas frentes e promover a paz mundial.

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/05/UNESCO.Historia.html
[Imagem: Wikipedia]



Uma das divisões da ONU é a UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Foi criada em 16 de novembro de 1945. Segundo a UNESCO, sua missão é de “contribuir para a construção de uma cultura da paz, para a erradicação da pobreza, para o desenvolvimento sustentável e para o diálogo intercultural, por meio da educação, das ciências, da cultura e da comunicação e informação.”

Diferentes projetos fazem parte do trabalho da UNESCO. No Brasil, ela é responsável pela seleção de projetos sociais e aplicação dos recursos da campanha Criança Esperança, promovida pela Rede Globo. Milhares de crianças já foram atendidas nos centros “Criança Esperança”, Pastoral da Criança, algumas APAE’s que participaram da seleção, ONG’s e outras instituições.

Uma das prioridades da UNESCO está na África. O continente enfrenta até hoje as sérias consequências de tempos passados. Primeiro, como local onde civilizações que viviam de forma mais primitiva foram postas em conflito, ou outros métodos foram usados, para aprisionar pessoas que serviriam de mão-de-obra escrava. Mais tarde, com o neocolonialismo, surgiram novas nações que não respeitavam o traçado étnico, com vários focos de conflito e situação de extrema pobreza. A África ainda é um continente onde há um elevado número de pessoas com o vírus HIV (AIDS), sendo a busca pela prevenção e sobrevida elementos fundamentais para a promoção da saúde neste continente.

A busca pela igualdade de gênero é outro ponto forte na atuação da UNESCO. Este é um problema grandioso. Metade das crianças fora da escola e dois terços dos analfabetos em todo o mundo são do sexo feminino. Além disso, as mulheres sofrem com a remuneração inferior em cargos equivalentes; baixa representatividade em cargos de liderança, chefia ou mesmo políticos; maior vulnerabilidade em crises econômicas ou violência durante conflitos armados (com dados de 2010). 

No âmbito das mudanças climáticas, a UNESCO trata o assunto de duas formas distintas. Uma delas, é a promoção do conhecimento sobre os efeitos que as mudanças climáticas podem trazer, por meio de pesquisas científicas (envolvendo também aspectos humanos e sociais). O outro é o estímulo à educação com pilares na sustentabilidade.

Outra abordagem importante está na formação dos jovens, quanto às suas habilidades pessoais de argumentação e capacidade de organização, bem como aptidões que permitam conseguir emprego mais facilmente. Busca-se uma transição bem-sucedida para a vida adulta, com esta formação. Também é importante sensibilizá-los quanto a problemas relevantes (como a contaminação por HIV) e como eles podem contribuir para a construção da paz.

Um último tópico importante que se pode destacar, diante do imenso trabalho do órgão, está na promoção da aproximação entre culturas. Nosso mundo pode estar interconectado, seja pela rede mundial de computadores, seja pela economia globalizada, mas ainda é grande o olhar de desconfiança com o outro, não apenas estranhamento, mas ódio ao ser humano que possui valores, crenças e costumes diferentes dos seus. Continua, ainda, muito atual o trecho da Constituição da UNESCO que diz que a: “incompreensão mútua entre nações tem estado sempre, no decorrer da história, na origem da suspeita e da desconfiança entre os povos, por meio das quais seus desacordos acabam, com demasiada frequência, em guerras.”


👉 E ainda mais para você: Segunda Guerra Mundial - Consequências


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários