11 de setembro de 2001

História


Há 15 anos, os EUA e o mundo viam um dos maiores atentados terroristas da História. Muitos questionam a conduta estadunidense como maior potência mundial, o caso de Hiroshima e Nagasaki, mas era inegável a apreensão que o episódio gerava.  Pensando desde os casos mais recentes, com os ataques na França, até a queda do World Trade Center, um povo se sente machucado, com medo de ser a próxima vítima. 

World Trade Center
[Imagem: NYC Police Aviation Unit]


Mais tarde, o mundo veria a caça estadunidense aos terroristas, que culminaria na morte de Osama Bin Laden. Como praga que se multiplica, a Al Qaeda, Estado Islâmico e outros perdem um líder, mas possuem efetivo para promover alguém. Infelizmente, a situação bombástica do Oriente Médio, os ataques por tantas correntes ideológicas quanto possível imaginar, geram um mundo ainda mais receoso e cheio de perigos. No instante seguinte pode ser que uma criança esteja machucada, como a que comoveu as redes sociais no instante seguinte.

À época dos ataques, Fernando Henrique Cardoso se pronunciou oficialmente, dizendo não temer (isso não foi um trocadilho) pela paz mundial, o que nem todo o mundo que ouviu pode acreditar.

Para relembrar, veja abaixo um dos plantões feitos pela TV Globo na época, e a edição do Jornal Nacional neste dia:



[Vídeo: Fitas Joias]


[Vídeo: Waldemir Pontes]


E ainda mais para você: Precedentes da Segunda Guerra Mundial




GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários