Vitória com inconveniente

watch_later 25 de maio de 2012
comment Comentar

Veja trecho de um texto relativo à vitória dos EUA na Segunda Guerra Mundial, e um inconveniente gerado nesta disputa: 

“[...] A vitória na guerra fora obtida ao lado de um parceiro cada vez mais incômodo, a União Soviética. A inclusão dos soviéticos na aliança que derrotou o nazifascismo havia sido fundamental, em termos militares: dificilmente Hitler seria vencido sem a participação do Exército Vermelho. Mas o reconhecimento desse fato não significava que os Estados Unidos estivessem, agora, dispostos a partilhar com os soviéticos o prestígio e a liderança política que haviam conquistado. Afinal, a União Soviética sempre representara – e continuava representando – a negação de todos os princípios políticos considerados básicos pelos norte-americanos: em lugar da democracia, a ditadura; em lugar da livre iniciativa, o planejamento econômico centralizado; em lugar da liberdade de escolha e de pensamento, a sujeição do indivíduo ao Estado. Em termos ideológicos, dificilmente poderia haver oposição maior do que a que existia entre os Estados Unidos e a União Soviética.” 

(DIAS, José Augusto, ROUBICEK, Rafael. A Guerra Fria – Coleção História em Movimento. São Paulo: Ática, 1996, pp 20-21)


Veja também: (Tecnologia e Softwares) Coloque-me no mapa
  • chevron_left
  • chevron_right

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELOS ÍCONES CIRCULARES) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

sentiment_satisfied Emojis do Google (texto para inserir)