Variedades
Após a graduação, os estudantes que
desejarem seguir nos estudos possuem várias opções. Algumas delas são o
mestrado e o doutorado, onde o perfil de pesquisador é desenvolvido e afiado.
[Imagem: Unifebe] |
Mestrado é um curso de pós-graduação,
geralmente com dois anos de duração, onde o aluno pode formar sua grade horária
segundo sua área de pesquisa, indicação do orientador e regras do programa que
integra. Como resultado de seu trabalho, surge um relatório de pesquisa chamado
dissertação.
Já o doutorado é o nível superior ao de
mestre, onde o pesquisador é mais exigido, tendo de provar a relevância e
ineditismo de seu trabalho. Seu relatório final de pesquisa se chama tese.
Para entrar, tanto no mestrado, como no
doutorado, os pesquisadores precisam ou passar por provas escritas, ou submeter
projetos de pesquisa e currículos acadêmicos, e é esse último ponto que mostra
a chave dos programas de pós-graduação das federais. Diferentemente da
graduação, professores e alunos da pós-graduação precisam apresentar desempenho
para poder se manter dentro de seus programas, assim como garantir o conceito
dos mesmos.
As pesquisas devem ser relevantes, tanto no
mestrado como no doutorado, e os resultados precisam ser divulgados, para que o
mundo científico saiba. Isso se faz através de eventos (congressos) e artigos
(de congressos ou periódicos nacionais/internacionais).
Essa produção intelectual dos membros de um
programa de pós, além dos relatórios de pesquisa finais, é ranqueada segundo
qualidade e impacto. Com isso se define, num intervalo de tempo, uma nota para
o programa de pós-graduação. Os melhores do ranking (conceitos 6 e 7 da Capes)
recebem mais recursos para seguir suas pesquisas (financiar material, bancas,
experimentos, viagens para congressos, etc.).
Os professores, para estar em programas de pós-graduação,
necessitam estar envolvidos em um nível de orientações e apresentar produção
intelectual condizente, avaliada com certa periodicidade. Já os alunos podem
ter exigida ao menos uma produção com dado conceito, para estar aptos a fazer
uma defesa de qualificação, por exemplo. Mas essa ideia vai além: ter produção
melhor ranqueada indica ser um pesquisador com produção relevante. Também pode abrir portas em processos de
seleção como professor.
A escala por produção intelectual demonstra
que existem critérios nos programas de pós das universidades públicas, onde os
pesquisadores precisam mostrar trabalho, mesmo!
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