Mestrado

Variedades


Nada mais natural do que o Mestre Blogueiro falando sobre mestrado... À parte a piadinha de gosto duvidoso, vamos falar sobre o Mestrado, que é uma opção em pós-graduação que vem ganhando força nas universidades brasileiras. 

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/07/Mestrado.Variedades.html
[Imagem: Pós-Graduando]



O Mestrado sucede a graduação em diferentes cursos, porém com uma proposta distinta. Nele, é buscado o perfil de pesquisador, onde o candidato precisa demonstrar aptidão para a produção científica. Também se cria a possibilidade de lecionar em instituições de ensino superior (em universidades públicas, tem sido cada vez mais comum isso ocorrer após o acréscimo de doutorado também). Outro benefício está no aumento da escolaridade, que pode se refletir em melhores vagas de trabalho e/ou contar pontos (por prova de títulos) em concursos públicos.

Para demonstrar este perfil, as universidades possuem requisitos especiais, que devem ser consultados nos programas de pós-graduação. Dentre eles, podem ser apresentados projetos de pesquisa, que devem conter referências internacionais, um método conciso, revisão bibliográfica, objetivos e motivações para cursar o mestrado, dentre outros itens. Também podem ser solicitados o histórico escolar de graduação e indicação de produção científica prévia (como artigos científicos publicados em congressos, TCC’s e outros).

Outro item importante é a proficiência em língua estrangeira, principalmente o inglês. Esta exigência pode ocorrer como requisito de entrada, ou até a qualificação. Ter razoável conhecimento em outra língua propicia conhecer realidades de pesquisa diferentes da nossa, enriquecendo horizontes sobre um tema de pesquisa, ou mesmo, saber o que é de ponta na área.

Após o ingresso, deverão ser cursadas algumas disciplinas, em paralelo com um projeto de pesquisa (que pode ser ou não aquele apresentado para ingresso), orientado por um professor. Este professor é que abre vagas para novos orientandos, mas não é ele quem define os escolhidos no processo seletivo, na busca de impessoalidade.

O projeto de pesquisa dará origem a um trabalho final, chamado de Dissertação, o qual deverá passar por sessão de defesa pública, semelhante a outras monografias. Durante o desenvolvimento do trabalho, deve ocorrer a qualificação, que é uma defesa prévia onde serão elucidados os primeiros resultados da pesquisa, não havendo conceito por nota, mas a aprovação ou reprovação do que for apresentado.




GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários