Utilidades
Alguns passos importantes para se ter uma
boa apresentação envolvem o conteúdo exposto graficamente, o texto e tom de
voz, bem como a postura do apresentador. Já apresentamos algumas dicas de como
fazer uma boa apresentação (veja nos posts sugeridos), pensando em todos esses
aspectos. Entretanto, queremos focar um pouco mais na questão do template.
[Imagem: Muito Útil] |
O template
representa o rosto da sua apresentação, ou seja, o aspecto gráfico dela. O
PowerPoint, programa mais frequentemente usado para apresentações, possui
modelos prontos, mas nada impede de que alguém possa personalizar o seu. Um
fundo branco aumenta a legibilidade e permite inserir melhor certas imagens,
cujo fundo também é branco (retiradas de livros, por exemplo, como gráficos,
equações, quadros e tabelas). Porém não é a melhor opção apresentar tudo com
texto em preto e fundo branco, sob pena de se tornar algo sem personalidade, além
de transmitir a impressão de desleixo.
As cores a serem usadas em um template de slides variam de acordo com
a finalidade. Cores mais escuras ocorrem em temas mais sérios. É importante
observar que cores vibrantes podem ser usadas também, quando o contexto
permitir – por exemplo, se uma empresa adota cores vibrantes em seu pacote
gráfico, como a Oi.
Outro item importante é respeitar os
elementos do template. Caso ele possuir
logotipos ou outras imagens, elas não devem ser sobrepostas. Além de apresentar
desleixo, sobrepor elementos sem critério, recobrir logotipos, não observar
alinhamentos, entre outros problemas fazem com que possa ser perdida a
legibilidade, ponto negativo para o apresentador.
Textos precisam ser breves. É preciso
observar o seguinte detalhe: a qualidade gráfica diminui do monitor de seu
computador para um projetor, portanto não se deve usar textos longos, que podem
ficar muito pequenos e ilegíveis. Também é preciso lembrar-se do tempo – texto
longo demandaria muito tempo para ser lido pelos espectadores. O que não conta
na apresentação, não será usado por quem apresenta, nem deve ser acrescido.
As regrinhas acima valem mesmo se você tiver
de usar um template obrigatório, como
no caso de congressos científicos, onde o evento o fornece a todos os
participantes. Também valem se você buscar algum template pronto na web. O Blog do Mestre gentilmente oferece alguns
templates, para os mais diversos fins, aos seus leitores. Para usá-los, basta
fazer o download clicando aqui.
Ao abri-los, usando o software MS PowerPoint, é necessário ir na página inicial,
clicar nos submenus de “Novo Slide”, em “Duplicar Slides Selecionados”. Após,
basta editar cada slide e arrasar em sua apresentação!
□
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!