O template certo para sua apresentação de slides!



Utilidades


Alguns passos importantes para se ter uma boa apresentação envolvem o conteúdo exposto graficamente, o texto e tom de voz, bem como a postura do apresentador. Já apresentamos algumas dicas de como fazer uma boa apresentação (veja nos posts sugeridos), pensando em todos esses aspectos. Entretanto, queremos focar um pouco mais na questão do template.

http://www.oblogdomestre.com.br/2018/02/OTemplateCertoParaSuaApresentacaoDeSlides.Utilidades.Downloads.html
[Imagem: Muito Útil]



O template representa o rosto da sua apresentação, ou seja, o aspecto gráfico dela. O PowerPoint, programa mais frequentemente usado para apresentações, possui modelos prontos, mas nada impede de que alguém possa personalizar o seu. Um fundo branco aumenta a legibilidade e permite inserir melhor certas imagens, cujo fundo também é branco (retiradas de livros, por exemplo, como gráficos, equações, quadros e tabelas). Porém não é a melhor opção apresentar tudo com texto em preto e fundo branco, sob pena de se tornar algo sem personalidade, além de transmitir a impressão de desleixo.

As cores a serem usadas em um template de slides variam de acordo com a finalidade. Cores mais escuras ocorrem em temas mais sérios. É importante observar que cores vibrantes podem ser usadas também, quando o contexto permitir – por exemplo, se uma empresa adota cores vibrantes em seu pacote gráfico, como a Oi.

Outro item importante é respeitar os elementos do template. Caso ele possuir logotipos ou outras imagens, elas não devem ser sobrepostas. Além de apresentar desleixo, sobrepor elementos sem critério, recobrir logotipos, não observar alinhamentos, entre outros problemas fazem com que possa ser perdida a legibilidade, ponto negativo para o apresentador.

Textos precisam ser breves. É preciso observar o seguinte detalhe: a qualidade gráfica diminui do monitor de seu computador para um projetor, portanto não se deve usar textos longos, que podem ficar muito pequenos e ilegíveis. Também é preciso lembrar-se do tempo – texto longo demandaria muito tempo para ser lido pelos espectadores. O que não conta na apresentação, não será usado por quem apresenta, nem deve ser acrescido.

As regrinhas acima valem mesmo se você tiver de usar um template obrigatório, como no caso de congressos científicos, onde o evento o fornece a todos os participantes. Também valem se você buscar algum template pronto na web. O Blog do Mestre gentilmente oferece alguns templates, para os mais diversos fins, aos seus leitores. Para usá-los, basta fazer o download clicando aqui. Ao abri-los, usando o software MS PowerPoint, é necessário ir na página inicial, clicar nos submenus de “Novo Slide”, em “Duplicar Slides Selecionados”. Após, basta editar cada slide e arrasar em sua apresentação!





GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Nenhum comentário:

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

Tecnologia do Blogger.