O que é o título de Doutor Honoris Causa?

Curiosidades


Chamar alguém de “doutor” pode ser uma grande honraria, ou simplesmente uma força de expressão que leva a superiorizar algumas pessoas da classe médica, da advocacia e do judiciário, pessoas da área da saúde (humana e dos demais animais), dentre outros. Cada vez mais a sociedade brasileira tenderá a chamar de doutor quem realmente tiver esse título, que pode ocorrer de duas formas.

http://www.oblogdomestre.com.br/2018/01/DoutorHonorisCausa.Curiosidades.html
[Imagem: Universo Racionalista]



Ambas ocorrem dentro do meio acadêmico, porém de formas diferentes. Uma delas é o curso de pós-graduação denominado doutorado, onde um pesquisador apresenta um relatório de pesquisa chamado tese. Geralmente feito após um mestrado acadêmico, o doutorado representa um dos níveis mais altos do conhecimento. Independentemente da área de conhecimento, aquele que completar o doutorado, adequando-se à máxima exigência em termos de pesquisa, receberá o título de doutor. Pode ser um doutor em Engenharia Civil, um doutor em Economia... 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               
Já os doutores honoris causa surgem por meio de um reconhecimento de uma instituição universitária a alguém que, através de sua atuação pessoal/profissional, teve valorosa contribuição a alguma área do conhecimento. Essa pessoa não necessariamente leciona disciplinas ou faz pesquisa em meio acadêmico.

Um exemplo de doutora honoris causa é Inezita Barroso. Por muitos anos apresentadora de programas de TV como o “Viola, minha viola” e intérprete de canções como a clássica “Moda da pinga”, Inezita foi agraciada com o título de doutora honoris causa em folclore pela Universidade de Lisboa. Outros exemplos são do cantor Martinho da Vila, pelo curso de Letras da UFRJ; o professor português Boaventura de Sousa Santos, pela UFRGS; o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica pela Unipampa; dentre outros.


👉 E ainda mais para você: Elaborando um fichamento para pesquisa



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários