Editoriais, ou o jornalismo não imparcial

Variedades


Os editoriais são seções dentro de veículos impressos e digitais, como jornais e revistas, ou mesmo dentro do mundo televisivo, onde é aberto espaço para a apresentação de opiniões sobre determinado tema, que pode ir desde novidades do veículo de comunicação até temas sociais e políticos. Estas opiniões são advindas ou dos proprietários dos veículos ou mesmo do coletivo da redação.

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/08/Editorial.Variedades.html
[Imagem: Designers Brasileiros]



Por padrão, os editoriais recebem destaque para indicar que não são imparciais, mas não são atribuídos a um autor específico, pois podem se tratar de opiniões unânimes entre os colaboradores. Alguns veículos ainda têm agregado opiniões favoráveis ou contrárias ao texto apresentado, ajudando a ilustrar pontos de vista diferentes.

É importante existir um espaço para editoriais porque todos os profissionais de imprensa possuem visões próprias de mundo, e precisam de um espaço para poder expressá-las. Isso não seria possível dentro de toda matéria jornalística, pois as pessoas precisam conhecer fatos isentos para então formar suas opiniões.

A estrutura de um editorial, como texto, segue a de um texto dissertativo-argumentativo. Destarte, conta com introdução ao tema, exposição de motivos e conclusão, retomando brevemente o restante do texto. Já na televisão, os editoriais aparecem por meio de âncoras ou comentaristas que assumem a função editorial e são conhecidos pela mesma.




GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários