Os gêneros textuais mais frequentes em jornais

watch_later 13 de abril de 2012
comment Comentar


Os jornais ainda são, apesar do advento da internet, um grande meio de comunicação em massa, caracterizados por uma ampla variedade de gêneros de escrita com características definidas. É sobre esta estrutura que se assentam os conteúdos jornalísticos, baseados nos seguintes gêneros:

Manchetes, Anúncios, Crônicas...
[Imagem: Paraíba Notícias]



Manchete

É o título daquilo que o jornal considera a principal notícia do dia. Aparece em letras maiores e em destaque no alto da primeira página.


Anúncio Classificado

É de responsabilidade do leitor ou anunciante, que produz um pequeno texto para anunciar a venda, compra ou contratação dos mais diversos produtos e serviços. Para dar o máximo de informação em pequenos espaços, os anúncios classificados, em geral, se utilizam de linguagem abreviada.


Charge

Desenho caricatural, em que se satiriza um fato específico, em geral de caráter político e que é do conhecimento público.


Chamada

Texto curto de primeira página que resume as informações publicadas pelo jornal a respeito de um assunto. Remete o leitor para as páginas onde se encontram as leituras extensivas.


Notícia

Registro de fatos, isento de opinião. Escrito com exatidão, apenas descreve fatos respondendo às perguntas: o quê? quem? onde? quando? como? e porquê?.


Legenda

Acompanha e complementa informações de fotos, gráficos, mapas, etc. Os manuais de redação dos jornais costumam orientar seus jornalistas a não se limitarem a descrever a foto, atitude que caracterizaria uma redundância.


Entrevista

Publicada na forma pergunta-resposta. O texto introdutório contém breve perfil do entrevistado, resumo do tema da entrevista, resumo de abordagem do assunto, data, local e duração da entrevista, bem como declarações do entrevistado colocadas com ênfase e constantes na entrevista.


Tabela

Apresenta informações de maneira clara e de leitura rápida. Deve ser visualmente atraente e informações concisas.


Reportagem

Maior produto da atividade jornalística. Pode ser de duas formas:

- Relato do acontecimento feito por jornalista que tenha estado no local em que o fato ocorreu ou tenha apurado as informações relativas. Contém descrição fiel dos fatos e versões dos envolvidos;

- Abordagem extensiva sobre tema fora de destaque no dia (Dicas de saúde, relatos históricos, etc.)

Em ambos, prevalece a função esclarecedora e, por vezes, as opiniões de especialistas no assunto.


Gráfico

Também precisa ser visualmente atraente (de preferência, evitando escalas de cinza, com o advento do jornal de impressão colorida). Transpõe informações numéricas para a linguagem visual, permitindo a leitura instantânea de informações. Os tipos mais comuns são e linhas, barras e círculos.


Carta do Leitor (Cartas, e-mails ou tweets)

Textos que expõem o ponto de vista dos leitores (sobre reportagens anteriores ou sobre o jornal em si, por exemplo) e são agrupadas por tema, geralmente sendo divulgadas diferentes tendências de opinião. Às vezes, os jornais realizam a Resposta ao Leitor.


Editorial

Expressa a opinião do jornal sobre um assunto atual e/ou polêmico. Alguns incluem cartas do leitor relacionadas ao assunto.


Crítica

Texto que exprime opinião e avalia trabalhos intelectuais ou desempenho de um indivíduo ou entidade sob diferentes aspectos (artes, espetáculos, livros, competições esportivas, popularidade, etc.).


Artigo

Gênero jornalístico, assinado, que traz a interpretação, ou opinião do articulista sobre um tema relevante.


Resenha

Texto em geral escrito por especialistas, sobre livros, obras ou filmes. Em uma resenha entrecruzam-se informação e opinião. Assim, dá-se uma ideia ao leitor sobre o conteúdo e emite-se uma opinião sobre a qualidade do que está sendo resenhado.


Crônica

A crônica é um texto jornalístico em que há mais liberdade do autor em narrar fatos do dia-a-dia, subjetivos ou transcendentais; e essa liberdade de expressar opinião é que a torna acessível ao leitor: o texto é humanizado através da contextualização.


Tira

Pequena história em quadrinhos de caráter humorístico, apresentando ou não, opinião crítica sobre um tema atual.


Anúncio Publicitário

Combinando a linguagem verbal e visual, são criados por agências de publicidade a fim de divulgar um produto/serviço a um público alvo. Variam de acordo com o público de cada seção do jornal.

Veja também: (Tecnologia e softwares) Linguagem algorítmica e ambientes de programação.
  • chevron_left
  • chevron_right

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELOS ÍCONES CIRCULARES) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

sentiment_satisfied Emojis do Google (texto para inserir)