São quatro ou três?

por - segunda-feira, novembro 09, 2015

Curiosidades


Eis que você vai ver aqui, no Blog do Mestre, a resposta para mais um dos desafios que rolam na Internet. Alguns são bastante polêmicos e geram discussões calorosas nas redes sociais, enquanto outros só servem para demonstrar a capacidade criativa das pessoas em encontrar soluções para aquilo que elas veem. No desafio dos quatro ou três, houve quem dissesse que depende do ponto de vista. Será?

Desafio
[Imagem: Circulando pelo Facebook]


Para ajudar a responder esta questão, vamos demonstrar mais dois exemplos bem clássicos do que aconteceu nesta tirinha, com os quadros ‘Queda d’água’ e ‘Escada a cima e escada a baixo’, de Mauriths Escher, famoso por trabalhar com este tipo de quebra-cuca:

Perspectivas malucas
[Imagem: (Adaptado de) Matemática Bru / Digomat]

O que se vê por aqui não são ilusões de óptica, mas perspectivas que, após alguma análise, se demonstram impossíveis, pois contrariam as Leis da Física. Claro que, devido à complexidade e detalhamento nos quadros de Escher, pode não ser imediato o estranhamento, mas no caso da tirinha...

Ao observar atentamente, desta vez no nosso desafio, pode-se observar que não há linhas verticais paralelas que fechem os prismas estendidos no chão em todos, apenas nos extremos. Assim, não são quatro nem três, mas dois possíveis e um ou dois impossíveis, que independem do ponto de vista

E ainda mais para você: O desafio dos 100




GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

#PartiuLer Mais essas sugestões de posts!

2 comentários

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!