Significados das bandeiras (20) - Estado do Alagoas

Curiosidades

Das bandeiras de estados brasileiros que foram inspiradas em ideais da Revolução Francesa, a bandeira do estado do Alagoas é a que mais chama a atenção neste sentido, pois seu esquema de cores é baseado na bandeira francesa, porém usando um tom de azul mais claro e contendo o brasão estadual em seu centro, assim como as bandeiras dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por exemplo. Com esta simbologia, são marcados os três ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.

AL
[Imagem: Estados e Capitais do Brasil]


Esta bandeira foi instituída pela Lei nº 2.628 de 23 de setembro de 1963, sendo o brasão instituído por esta mesma Lei. Sua proporção, em módulos, é de sete de altura por dez de comprimento, contendo as três cores em faixas verticais de mesma largura e altura. Dentro da faixa branca, o brasão constante se diferencia do modelo quando apresentado sozinho, pelo fato de não conter o mote (frase de efeito como a primeira estrofe de um poema, slogan, etc.). Segundo esta Lei, o brasão é assim descrito:

"Escudo português antigo, em posição natural, partido de prata. À destra com um rochedo de goles (vermelho), sainte de um mar ondado e movente da ponta que sustem uma torre de goles (vermelho), que é de Penedo; à sinestra, com três morros de goles (vermelho), unidos, o do meio mais alto, saintes de um contra-chefe de oito faixas onduladas de blau (azul) e prata, alternadas, que é de Porto Calvo. No chefe, ondado de blau (azul), três tainhas nadantes de prata, postas em contra-roquete, que é das Alagoas (Alagoas do Sul, atual Marechal Deodoro). Por apoios, à destra, um coimo de cana-de-açúcar empendoado, e à sinestra, um ramo de algodoeiro, encapuchado e florado, ambos de sua cor. Em cima, estrela de prata, de cinco pontas, como timbre. Em baixo, listel de sinopla (verde) debruado de jalne (oiro) com o mote: AD BONUM ET PROSPERITATEM".

O brasão foi criado pelo professor Théo Brandão, com os seguintes significados: as três tainhas simbolizam as três maiores lagoas do estado, a Mundaú, a Manguaba e a de Jequiá, assim como as maiores fontes de riquezas, como a pesca; a estrela indica Alagoas como parte do Brasil, com destaque e nas três regiões do escudo, as três principais cidades do estado à época que foi desmembrado de Pernambuco: Marechal Deodoro (porção superior, primeira capital do estado), Porto Calvo (porção direita, com as regiões montanhosas e rios que percorrem a região) e Penedo (esquerda, indicando o grande e velho Chico nas proximidades e a fundação sobre um rochedo).

E ainda mais para você: Significado da Bandeira do Amapá





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários