Significados das bandeiras (17) - Estado do Amapá

Curiosidades


A bandeira do estado do Amapá possui o mesmo conjunto de cores da bandeira brasileira, além de ter acrescido o preto. A forma geométrica em destaque possui como significado a Fortaleza de São José, cuja evolução histórica se confunde com a formação do povo do Amapá, e que veio a originar a capital do estado, Macapá. Na bandeira amapaense, assim como várias decisões que dependem de aprovação política, se viu a famosa prática de chegar o próximo governo e mudar tudo...

AP
[Imagem: Wikipedia]


Foi instituída a bandeira do Amapá em 23 de abril de 1984, por meio de uma comissão designada pelo então governador Annibal Barcelos e, no governo seguinte, de José Nova da Costa, foram feitas alterações. Em 1991, Annibal Barcelos consegue revogar a mudança e instituir novamente a bandeira antes instituída.

Quanto ao significado das cores da bandeira, temos o azul que simboliza a justiça e os céus do estado amapaense, enquanto que o verde remete à floresta nativa ainda preservada, (titulando 90% do território), além de representar esperança, liberdade e abundância. O amarelo traz os sentidos de união e de riquezas (principalmente no subsolo - os minérios). O branco representa a paz e a pureza, o desejo de segurança e união entre o povo do estado, enquanto que o preto tem significado de luto, representando aqueles que já dele fizeram parte e que merecem o devido respeito por ter contribuído para o engrandecimento da região.

E ainda mais para você: Significado da Bandeira do Amazonas





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários