Significados das bandeiras (05) - Estado de Mato Grosso

Curiosidades

A Bandeira do Estado de Mato Grosso possui como principal inspiração o Positivismo. Criado na França por Auguste Comte, este conjunto de concepções filosóficas, políticas e sociais sofreu inúmeras mudanças ao longo do tempo, que, em seu início, trazia como premissa não o porquê das coisas, mas o conhecimento de como elas ocorrem. O positivismo também esteve presente na bandeira brasileira, a qual falaremos em outro post, que foi, na sucessão de novos símbolos que surgiram ao raiar da república, o primeiro após a bandeira nacional, após 73 dias.

 
MT
[Imagem: Wikipedia]


Apesar de mantido o mesmo esquema de cores da bandeira nacional, sua disposição se deu de uma forma diferente, com destaque para o azul, cujo significado de imensidão dos céus é similar ao da bandeira do Brasil. Já o losango central reflete significados diversos, como a busca pela paz, a pureza, o otimismo e a virtude. Segundo as linhas do Positivismo, este losango branco representa o culto à mulher, o Símbolo da Humanidade.

O verde que caracteriza o círculo central representa um pouco da riqueza natural, envolvida pelo firmamento, mas bem próxima de nós, que deve ser preservada e esta sempre no centro de nossas atenções. Já a estrela central traz um dos maiores símbolos republicanos, fazendo uma ligação entre a grandeza territorial mato-grossense à imensidão de todo o universo.






GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários