Significados das bandeiras (15) - Estado do Tocantins

watch_later 24 de abril de 2015
comment Comentar
Curiosidades


O estado do Tocantins foi criado através do desmembramento da região centro-norte do estado do Goiás. Ao contrário das bandeiras de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde a relação histórica se reflete em bandeiras muito semelhantes, com um mesmo esquema de cores, o mesmo não se vê com a bandeira tocantinense em relação à de seu estado-pai.

O desenho da bandeira de Tocantins é relativamente simples, porém muito bonito, com a equilibrada junção de azul, amarelo ouro e branco, e retangular na proporção de vinte módulos de comprimento por quatorze de largura. Foi instituída pela Lei nº 094 de 17 de novembro de 1989, na primeira Constituição do Estado do Tocantins.

TO
[Imagem: Wikipedia]


As demais dimensões também são muito bem estabelecidas: os triângulos amarelo e azul possuem catetos de treze por nove módulos e um décimo, enquanto o sol, com oito pontas maiores e dezesseis pontas menores, com quatro e dois módulos e um terço de raio, respectivamente. As cores azul e amarelo seguem os significados costumeiros de águas do estado e de riquezas deste.

A faixa branca também significa a tão esperada paz, mas, o que mais se destaca na bandeira tocantinense é o seu Sol central, que busca dizer que o Tocantins é um estado onde o Sol nasce para todos.

E ainda mais para você: Significado da Bandeira de Goiás





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!
  • chevron_left
  • chevron_right

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELOS ÍCONES CIRCULARES) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

sentiment_satisfied Emojis do Google (texto para inserir)