Significados das bandeiras (06) - Estado de Mato Grosso do Sul

Curiosidades

Mato Grosso do Sul e Mato Grosso são estados irmãos afinal este primeiro já fez parte do segundo. Esta união antes existente se reflete no esquema de cores da bandeira sul-matogrossense, que é o mesmo de seu estado de origem, porém com modificações na forma que elas preenchem, com o verde ocupando um triângulo retângulo, uma faixa branca trapezoidal e o fundo igualmente em azul. A estrela em destaque na bandeira mato-grossense passou para o canto inferior direito.  

 
MS
[Imagem: Aimoré]


A estrela central simboliza as riquezas produzidas pelo trabalho do povo sul-matogrossense, enquanto as riquezas naturais, caracterizadas por dois terços do pantanal brasileiro estão representadas pelo verde. A concepção completa das cores pode ser vista pelo decreto que a instituiu, que sintetiza as ideias de seu criador, Mauro Miguel Munhoz:

“O homem, em uma de suas mais características atitudes, sempre procurou representar seus sonhos, seu ideais, suas mais caras razões de viver, através de uma simbologia que transmitisse, não só a ele, mas também aos que o rodeiam, a magnitude de tais pensamentos.

Ideais trabalhados e realidade construída: bandeira, flâmula magna, símbolo máximo a pairar sobre nossa Terra, pois, aparentemente frágil em sua haste, na realidade traduz a força conjunta de toda a população de um Estado.

Nosso símbolo é o do equilíbrio, da firmeza e da serenidade. Nós somos a estrela dourada que brilha no céu azul da esperança, a simbolizar a riqueza do nosso labor.

As matas e os campos do nosso Estado representam um desafio, mas, ao mesmo tempo, a consciência da preservação do nosso verde, de nosso tesouro maior, que é a própria Natureza.

Nós somos o Estado do equilíbrio, onde chaminés siderúrgicas e áreas florestais coexistirão pacificamente, lado a lado.

Entre o verde e o azul, na convergência prática de todas as nossas atitudes, nós somos a faixa branca do porvir, a albidez serena da amizade entre os povos.”


E ainda mais para você: Significado da Bandeira de Mato Grosso





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Nenhum comentário:

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

Tecnologia do Blogger.