Significados das bandeiras (09) - Estado do Espírito Santo

Curiosidades

A principal diferença da bandeira do estado do Espírito Santo em relação às demais é de não possuir o seu escudo de armas estampado no centro da bandeira. Se a ideia de Flat Design já existisse durante a época de sua criação, poderíamos dizer que a bandeira deste estado seria uma típica representante.

Assim como a bandeira carioca, a religiosidade está bastante presente nos elementos desta bandeira, a começar pelas cores, que são as das vestes de Nossa Senhora da Penha, a padroeira deste estado.

 
ES - Trabalha  e confia
[Imagem: Aimoré]


A inscrição ‘trabalha e confia’ é uma redução da frase ‘Trabalha como se tudo dependesse de ti e confia como se tudo dependesse de Deus’, de Jerônimo de Souza Monteiro, presidente da província e criador da bandeira, no ano de 1908, com referências na doutrina de Santo Ignácio de Loyola, da Companhia de Jesus.

De uma forma bastante simplificada, a cor azul simboliza a harmonia e suavidade, enquanto o branco representa a paz e o rosa a alegria e felicidade. Estas são as cores oficiais do Estado desde 7 de setembro de 1909. Já a regulamentação da bandeira veio a ocorrer em 24 de julho de 1947, durante o mandato do governador Carlos Fernando Lindemberg.



E ainda mais para você: Significado da Bandeira de São Paulo





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários