Significados das bandeiras (08) - Estado do Rio de Janeiro

Curiosidades

A bandeira do estado do Rio de Janeiro mudou ao longo o tempo, de seu modelo imperial ao atual, com o Brasil República. Este modelo foi instituído no ano de 1965, sendo criado pelo Dr. Alberto Rosa Fioravanti. Na época, o governador do estado era o General Paulo Torres. Um dos grandes destaques desta bandeira é o seu lema em latim, ‘Recte Rempublicam Gerere’, que, numa tradução livre, seria gerir o governo com retidão.

 
RJ
[Imagem: Wikipedia]


Em sua primeira versão, informal e ainda à época Imperial, ainda não era utilizado o brasão, bem como a ordem dos retângulos azuis e brancos era inversa. O esquema de cores se deve à origem portuguesa tradicional. A inserção do brasão ocorreu com o Brasil República, porém tanto a bandeira como o brasão, assim como ocorreu em outros estados, ficaram de lado por Lei Federal, durante a Era Vargas.

No Brasão, fica destacado o espírito cristão, com a representação do pico Dedo-de-Deus, coberto por um azul claríssimo como a justiça, a verdade e a lealdade que representa. As regiões cariocas são representadas por uma faixa verde (baixada fluminense) e por uma faixa azul (regiões litorâneas).

Junto com a tão famosa frase em latim, há uma águia branca. Ela também busca demonstrar um governo forte, honesto e abrangente, com possibilidade de circundar e olhar por todo o estado, sem restrições. Todo este povo, a ser olhado pelo governo, tem a sua união representada pela corrente de ouro que circunda o brasão. E os principais produtos agrícolas à época da criação da bandeira com brasão, o café e a cana-de-açúcar, estão representados também. A estrela do escudo simboliza a capital do estado, de mesmo nome que ele.


E ainda mais para você: Significado da Bandeira de São Paulo





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários