Ácidos inorgânicos

Química


Ácidos inorgânicos são funções químicas que se caracterizam por liberar íons H+ em solução aquosa. Possuem sabor azedo e formam soluções condutoras de eletricidade. 

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/09/AcidosInorganicos.Quimica.html
[Imagem: Super Amarelas]



Os ácidos inorgânicos, quando não dissociados em água, são eletricamente neutros. Para tanto, possuem tantos íons H+ por molécula quantas forem as cargas negativas existentes no átomo ou grupo ligado ao íon. Havendo apenas uma por molécula, são monoácidos; duas, diácidos, e assim por diante.

Dentro de uma solução, pode-se verificar sua acidez mediante o potencial hidrogeniônico, ou pH, que consiste no logaritmo negativo da concentração de íons H+. Quando o pH for inferior a 7, temos soluções ácidas. A medição direta do potencial hidrogeniônico pode ser feita através de um instrumento chamado peagâmetro. 

Dentre os exemplos práticos de uso de ácidos inorgânicos, tem-se o ácido sulfúrico (H2SO4). Ele é um oxiácido (possui oxigênio em sua molécula) que é largamente utilizado na indústria. Algumas de suas aplicações estão na produção de fertilizantes agrícolas, em baterias de automóveis, na limpeza de metais, refino de petróleo e produção de plásticos. O ácido sulfúrico é extremamente corrosivo e está presente no fenômeno conhecido como chuva ácida, que provoca sérios danos à saúde humana e efeitos nocivos à infraestrutura urbana e ao meio ambiente.

Outro exemplo clássico faz parte de nosso cotidiano. O hidrácido (não possui oxigênio na molécula) ácido clorídrico (HCl) é produzido por nosso estômago durante a digestão, na forma de suco gástrico. As paredes de nosso estômago estão preparadas para suportar o ácido, o que não ocorre no resto do sistema digestivo, o que torna sério o problema do refluxo. 

Na forma impura, o ácido clorídrico recebe o nome de ácido muriático. Nessa roupagem, é usado como material de limpeza de pisos. As indústrias alimentícia e de tintas também fazem largo uso do HCl.

👉 E ainda mais para você: Amidas



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários