Amidas

Química

Amidas são compostos que se caracterizam por conter o grupo funcional amida, sendo este  formado por um grupo carbonila ligado a nitrogênio. São obtidos através da desidratação de sais de amônio, hidratação de nitrilas, reações de cloretos de ácidos com amônia ou amina. A estrutura básica de uma amida, sendo R um radical orgânico, é a seguinte:





As principais aplicações de amidas são em intermediários industriais na preparação de medicamentos sedativos, indústria têxtil (náilon), tratamentos terapêuticos (sulfamidas) e sintetização de proteínas. A principal amida de uso corrente é a ureia ou diamida, pela nomenclatura IUPAC, que é um sólido branco, cristalino e solúvel em água. É eliminada pela urina animal, sendo dos produtos metabólicos finais.  Na indústria é utilizada como matéria-prima para fertilizantes, com a função de fornecer nitrogênio ao solo, na alimentação do gado, na produção de plásticos, etc. Outra função especial é como estabilizador de explosivos.
A nomenclatura IUPAC das aminas é feita da seguinte usando-se a estrutura de prefixo + infixo + amida. Vejamos alguns exemplos de estruturas de aminas:

[Etanamida]




[3,3-dimetilbutanamida]


Você também pode gostar de: (Química) Os principais gases que compõem o ar e suas aplicações





Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários