Maracujá

Alimentos


O Maracujá é um fruto que vem de uma planta trepadeira. Como tal, ela se fixa por meio de gavinhas e necessita de suporte para seu adequado manejo. É muito apreciado na forma de sucos e doces, pois o consumo da fruta in natura é um tanto incomum na variedade azeda. Há espécies de maracujá que têm polpa comestível, de sabor adocicado, e menor porte. 

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/06/Maracuja.Alimentos.Receitas.html
[Maracujá azedo. Imagem: Dicas Dieta]



Os maracujás, em sua nomenclatura científica, pertencem à família “Passifloraceae” e ao gênero “Passiflora”, o que explica bastante coisa quando pensamos naquele remédio calmante que nossas avós adoram. Aliás, apenas com o consumo do suco de maracujá, há pessoas que relatam sentir um efeito calmante. Esse efeito faz com que seja desaconselhável o consumo por parte de pessoas hipotensas (pressão arterial baixa).

Sendo um fruto, o maracujá vem da fecundação de uma flor. Por mais que as flores do maracujazeiro sejam hermafroditas, nada no mundo se faz sozinho, sendo a fecundação completa após a ação de um polinizador (abelha, morcego, beija-flor, entre outros) em levar pólen de uma flor para outra.

A primeira colheita ocorre em um prazo de seis a nove meses após o plantio, em função do clima local. Vários itens precisam ser cuidados na produção, desde o solo (nutrientes, adubação, presença de rochas) até o ambiente de entorno. Elementos de quebra-vento, como algumas variedades de capim, podem ser plantados. A ação do vento pode fazer com que o maracujazeiro fique machucado, podendo ocorrer a queda das plantas do suporte, ou dificultar seu crescimento.

Na produção do suco concentrado, é importante não moer as sementes, apenas separá-las do restante da polpa. Pode-se tentar evitar atingir as sementes ao usar um liquidificador ou, em caso de uma produção em escala industrial, há equipamento próprio no mercado para este fim. Diferentemente de sucos como o de uva, é difícil que alguém consuma sem a adição de água, em função da acidez. Isso pode acontecer apenas se o sujeito desejar afogar as mágoas sem tomar algo com teor alcóolico (é uma possibilidade!).

Outra opção muito boa para consumo do maracujá é em sobremesas, como uma deliciosa mousse de maracujá, cuja receita (advinda do site gshow) você encontra a seguir:

INGREDIENTES

- 1 caixa de creme de leite sem soro;
- 1 caixa de leite condensado;
- 2 maracujás médios.

MODO DE PREPARO

Bata por aproximadamente três minutos todos os ingredientes. O leite condensado será suficiente para adoçar a sobremesa, não sendo necessário adicionar açúcar. Leve ao congelador.




E ainda mais para você: Morango



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários