Lista de siglas automática no Word

watch_later 29 de novembro de 2016
comment Comentar
Tecnologia


Dentro de um trabalho científico, um relatório ou qualquer outro documento formal, uma lista de siglas serve para facilitar a leitura e escrita de um texto, unindo as siglas utilizadas ao longo do texto. Como regra, cita-se o nome por extenso e sigla uma vez e, nas vezes seguintes, utiliza-se apenas a sigla. Mas, e se o leitor estiver interessado apenas no meio do texto e estiver curioso com o significado de uma sigla ou abreviatura? 

http://www.oblogdomestre.com.br/2016/11/ListaDeSiglasAutomaticaNoWord.Tecnologia.html
[Imagem: Trestizas]


Se o documento for impresso, não há jeito. É marcar a página e voltar até a lista de abreviaturas e siglas. Mas, com a disseminação dos repositórios de arquivos digitais e a leitura de documentos apenas em formato digital, é bom pensar em facilitar a leitura. O Microsoft Office Word não possui uma função específica para siglas, diferentemente de figuras, quadros, tabelas, equações, palavras-chave, legislação consultada, referências bibliográficas, onde você cria elementos de marcação e gera uma lista com números de página (sumário).

Entretanto, pode-se gerar links automáticos em cada sigla do texto do arquivo digital para o respectivo significado na lista de abreviaturas e siglas. Ao gerar um PDF do arquivo, é possível ir e voltar com o uso de alguns botões de navegação. Para isso, é preciso usar a função indicador.

Crie a lista de abreviaturas e siglas, normalmente. A cada nova sigla que usar no texto, insira primeiro na lista. Após, selecione o texto correspondente a uma sigla. Por exemplo:

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas

Vá na aba Inserir / 🚩Indicador. Você precisa nomear o Indicador, preferencialmente com o nome da própria sigla. Espaços e hífens não são aceitos para nomear indicadores.

http://www.oblogdomestre.com.br/2016/11/ListaDeSiglasAutomaticaNoWord.Tecnologia.html
[Imagem: O Blog do Mestre]


Cada vez que for usar a sigla ou abreviatura ao longo do texto, vá na aba Inserir / Referência Cruzada. Escolha Indicadores, deixe a caixa Inserir Hiperlink ativada e escolha o nome que você deu ao indicador, escolhendo usar o texto do indicador.

http://www.oblogdomestre.com.br/2016/11/ListaDeSiglasAutomaticaNoWord.Tecnologia.html
[Imagem: O Blog do Mestre]


Assim, serão inseridos hiperlinks que apontam para o texto que originou o indicador.





GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
  • chevron_left
  • chevron_right

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELOS ÍCONES CIRCULARES) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

sentiment_satisfied Emojis do Google (texto para inserir)