O que seria da alimentação sem fotossíntese?

Ciência & Saúde


Pode ser que os amantes de carne que sejam não muito fãs de saladas não percebam, mas todos nós e os demais animais não seriam os mesmos caso não existisse a fotossíntese. A luz solar é a principal fonte energética para que ela aconteça, sendo feita como parte da nutrição dos organismos autotróficos como as plantas e as algas. Os organismos consumidores tomam para si os nutrientes produzidos pelos autotróficos, seja por se alimentar desses organismos, seja por se alimentar de consumidores em um nível abaixo da cadeia alimentar. 

Fotossíntese
[Imagem: Correio News]


Mas, como existiam organismos predecessores aos seres autotróficos mais desenvolvidos, seria possível arriscar como seria a alimentação, ou melhor, como seriam os organismos que se alimentariam. Em geral, os organismos necessitam de oxigênio para sobreviver, então a grande maioria dos seres não poderia sobreviver, apenas aqueles que usassem algum mecanismo de respiração anaeróbia, como algumas bactérias anaeróbias, fungos e outros.

Entretanto, é preciso ser cuidadoso nessa afirmação: um dos principais motivos para não haver mais fotossíntese seria o sol cessar de brilhar. Com isso, a Terra assumiria uma temperatura extremamente baixa, o que, segundo cientistas, inviabilizaria a existência de vida. Claro que, para nós seres humanos que não duramos bilhões de anos, esse risco está muito longe.

E ainda mais para você: A Fotossíntese




GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários