Os benefícios das atividades aeróbicas e musculação para a resistência física

Ciência & Saúde

Os exercícios de musculação aumentam o número de miofibrilas sem aumentar o número de células musculares. As miofibrilas são porções do tecido muscular estriado, em que ocorrem as contrações, sendo formadas por filamentos largos de miosina alternados por curtos de actina. O aspecto estriado se deve justamente a esta alternância, que produz zonas claras e zonas escuras. Quando os filamentos mais finos deslizam sobre os mais espessos, ocorre a contração, com a liberação de íons cálcio e trifosfato de adenosina. Com o aumento dessas miofibrilas, o diâmetro e a força das fibras musculares aumentam.

[Os benefícios vão muito além da estética. Imagem: CDS Universitários]


Exercícios como: corrida, caminhada, ciclismo, natação, entre outros, fornecem bastantes níveis de oxigênio, o que faz com que as células musculares suportem a atividade por período maior. Ao mesmo tempo, a irrigação sanguínea por capilares cresce e, por conseguinte, aumenta também o abastecimento de alimento às células. Em músculos esqueléticos utilizados neste tipo de atividade, há a mioglobina, proteína bordô de maior afinidade com o oxigênio que a hemoglobina, tirando oxigênio da hemácia e o armazenando no músculo. Além disso, o músculo cardíaco se torna mais eficiente, bombeando sangue de melhor forma, o que gera controle nos níveis de colesterol e pressão arterial. Estes quatro fatores promovem um aumento da resistência à fadiga e recuperação mais rápida, fortalecimento de ossos e controle de massa corporal, se estes exercícios forem praticados constantemente.
Para a prática de qualquer exercício, vistos todos os benefícios, vale lembrar que poucas horas por semana e o não acompanhamento por profissionais de saúde, tanto profissional de educação física, fisioterapeuta ou médico são completamente contra indicados. A prática precisa ocorrer de forma responsável, respeitando os limites do individuo, e ser constante, de três a quatro vezes por semana, ou segundo recomendação. Hábitos saudáveis de alimentação devem vir junto.







Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários