Fagocitose

Ciência & Saúde


A unidade fundamental da vida, que é a célula, se destaca por possuir uma série de mecanismos que se assemelham aos organismos pluricelulares, e isto é facilmente justificável pois, uma única célula em si é capaz de compor alguns seres vivos, necessitando de funções para obtenção de energia, reprodução, excreção, transformação de nutrientes em subprodutos, etc. Outro fato interessante é o transformar aquilo que um dia teve utilidade, mas que foi perdendo sua funcionalidade ao longo do tempo, em algo novamente útil, como a fênix renasce das cinzas, a fagocitose faz a célula se transformar. 

de um jeito bem humorado!
[Imagem: Science Blogs]


Para entendermos melhor o sentido de fagocitose, vamos recorrer à etimologia da palavra, com seus prefixos gregos: fagos significa comer, que come; e cito vem de célula, então são processos de ingestão de células ou partes delas por outras células. O exemplo acima, pelo qual introduzimos o parágrafo, é conhecido também como digestão intracelular autofágica, onde uma célula usa um vacúolo digestivo e digere organelas mortas. Aliás, a morte celular é um processo natural ao longo das divisões celulares, transformando-se as organelas mortas em novos nutrientes a serem utilizados na nutrição celular.

Porém, há casos em que a fagocitose também é proteção: pequenos microrganismos e organismos potencialmente invasores, além de pequenas partículas, são digeridas pela célula, na chamada digestão intracelular heterofágica. Cria-se um prolongamento da membrana plasmática (pseudópode), que envolve a partícula, que será armazenada em uma bolsa (fagossomo), que será fundida ao lisossomo e, então, digerida. A fusão do fagossomo e do lisossomo é chamada de vacúolo digestivo, onde há as enzimas digestivas necessárias.

Além de a célula comer partículas e organelas não funcionais, ela também pode beber (isto mesmo): formando projeções de membrana, envolvendo o alimento por meio de um pinossomo (pinos vem do grego e significa beber) e posteriormente o digerindo, sendo desta forma a ingestão de lipídeos pelas células intestinais.





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários