O que é eutrofização?

watch_later 23 de abril de 2016
comment Comentar
Ciência & Saúde


Quando se fala em qualquer corpo d’água na natureza, este está submetido à presença de matéria orgânica e os efeitos de sua decomposição. Naturalmente isto pode acontecer e, dentro de certos limites, há uma capacidade natural de ocorrência de decomposição, chamada de autodepuração.

Poluição das águas
[Imagem: UFFRJ]


Durante o processo de decomposição de matéria orgânica, os microrganismos que a fazem utilizam oxigênio, na chamada decomposição aeróbia. Porém, com uma grande descarga de matéria orgânica em um corpo d’água (rio, lagoa, etc.), por meio de descarga de esgotos ou animais mortos, por mais que haja entrada de oxigênio por difusão no meio aquoso, sua quantidade não é suficiente para esta decomposição. Aí passa a ocorrer a decomposição anaeróbia, que libera odores bastante desagradáveis.

Mas, se a descarga for de nutrientes contendo Fósforo, Potássio e Nitrogênio, isto propicia o desenvolvimento desenfreado de algas superficiais. Chegando ao limite deste crescimento, passa a ocorrer a decomposição das algas mais inferiores, menos providas de oxigênio e de luz, com o consumo de oxigênio também. Este fenômeno envolvendo as algas é chamado de eutrofização.

O consumo de oxigênio por decomposição em meio aquoso, sendo ou não eutrofização, é prejudicial por reduzir a disponibilidade para os outros seres aquáticos, podendo provocar sua morte e aumentar o problema. Por isso que, quando ocorrem processos de eutrofização, também é noticiada a mortalidade de peixes. Tratamento adequado de esgotos e cuidados no manejo de fertilizantes e residuais de tratamento de esgoto (onde ainda há residuais de nutrientes) são formas de minimizar estes problemas. Vale ressaltar que a eutrofização também torna as águas impróprias para consumo.



E ainda mais para você: Cuide de você - deixe o ar entrar!




GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!
  • chevron_left
  • chevron_right

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELOS ÍCONES CIRCULARES) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

sentiment_satisfied Emojis do Google (texto para inserir)