Significados das bandeiras (22) - Estado do Acre

watch_later 12 de junho de 2015
comment Comentar
Curiosidades


O Acre nem sempre pertenceu ao Brasil. Desde 1750 ele já pertencia à Bolívia, porém apenas indígenas ocupavam a área, sendo que mais tarde, com a descoberta de muitas árvores seringueiras, de onde se poderia extrair o látex, fizeram com que muitos brasileiros, principalmente nordestinos, se mudassem para a região. Com o desenvolvimento do processo de vulcanização por Goodyear, já dentro do contexto de revolução industrial, o látex passou a ser um produto muito valorizado. Por fim, pelo tratado de Petrópolis, em 17 de novembro de 1903, o Acre foi anexado ao Brasil.

[Imagem: Wikipedia]


Porém, antes que este tratado tenha ocorrido, em 1898, a Bolívia enviara uma missão colonizadora, que não foi muito bem recebida pelos brasileiros há anos ali instalados. Houve inclusive um movimento armado, liderado pelo gaúcho Plácido de Castro, que expulsou os bolivianos do local. E, justamente o sangue derramado por aqueles que lutaram pela anexação do Acre ao Brasil é que dá a cor vermelha à estrela ‘Altaneira’, que é a estrela presente na bandeira acriana.

A bandeira acriana possui como módulos dimensionais 7 de altura por 10 de comprimento. Foi instituída pela Lei nº 1.170 de 1995, seguindo o modelo original quando o Acre era um território e, mais tarde, como Estado, com pequenas modificações. A cor amarela segue o mesmo significado usual de riquezas, enquanto que o verde significa esperança (em algumas bandeiras, simboliza as riquezas naturais).


E ainda mais para você: Significado da Bandeira de Sergipe





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!
  • chevron_left
  • chevron_right

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELOS ÍCONES CIRCULARES) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

sentiment_satisfied Emojis do Google (texto para inserir)