Fixando casas decimais e notação científica

Algumas funções de calculadoras científicas (VII)

Em algumas aplicações, pode ser muito mais prático fazer com que a calculadora apresente um número fixo de decimais, arredondando por sua conta o resultado final de nossos cálculos. Isto é possível em calculadoras científicas, bastando apenas ter o cuidado de usar a memória para armazenar valores intermediários, para não acumular erros por conta de arredondamentos. O roteiro abaixo serve para as calculadoras HP 10s, HP 10s+ e Casio FX82MS.

Calculadora Científica


Apertando três vezes a tecla MODE, será possível visualizar três opções: Fix (1), Sci (2) e Norm(3). Estas três opções servem para definir um número fixo ou não de casas decimais da resposta. Na primeira temos que, quando não se deseja que, apenas em casos de valores muito grandes ou muito pequenos, esteja fixo apenas o número de casas decimais. Para esta escolha, seleciona-se (1) em seguida. Mas, se for desejado apresentar qualquer número em notação científica, a opção será (2).

Tanto a se escolher Fix ou Sci, serão pedidas, em seguida, o número de casas decimais, variando de 0 a 9. Deve-se escolher qual será o número fixo de decimais. Quando se escolhe o número de decimais, é preciso não se esquecer de salvar resultados na memória da calculadora, para não acumular erro. A calculadora não irá usar valores arredondados, apenas mostrá-los assim.

Também é preciso pensar em quantos significativos são necessários. Às vezes, ao efetuar uma razão e querer expressa em percentual, supondo duas casas decimais fixas, por exemplo, é preciso não pular o passo de multiplicar a razão obtida por 100, para obter o módulo percentual (por exemplo, (0,02, multiplicando por 100, 1,98%).

Se não for desejado fixar um padrão de resposta, ou retornar ao estado normal, basta digitar MODE por três vezes e, em seguida (3) Norm, escolhendo (1), por fim.


E ainda mais para você: Atribuindo valores às variáveis




Þ GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO ESTES BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

10 comentários:

Unknown disse...

Fácil e Prático!

Camyla Moreno disse...

Obrigada, muito útil!!

O Mestre Blogueiro disse...

O Blog do Mestre agradece a visita de vocês, Unknown e Camyla Moreno!

Alice felix disse...

Obrigado, me ajudou muito

O Mestre Blogueiro disse...

Que bom, @Alice felix! Volte sempre!

Felipe Peixoto Pereira disse...

muito obrigado, muito útil !

Felipe Peixoto Pereira disse...

muito obrigado, muito útil !

O Mestre Blogueiro disse...

De nada! Obrigado pela visita e volte sempre, @Felipe Peixoto Pereira!

Marcelo Feitosa dos santos disse...

Obrigado me ajudou muito.

O Mestre Blogueiro disse...

De nada, @Marcelo Feitosa dos Santos! Volte sempre por aqui!

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

Tecnologia do Blogger.