Algumas funções de calculadoras científicas (VI) - Atribuíndo valores às variáveis

Matemática

Para manter a precisão de valores, sem estar usando números com casas decimais a menos do que a calculadora fornece, ou para facilitar a montagem de equações, no caso de iterações manuais, há um conjunto de variáveis que pode ajudar muito. Nas calculadoras científicas, você pode usar a variável acumuladora M (presente como MRC nas calculadoras comuns) e as variáveis de atribuição A, B, C, D, E, F, X e Y. As informações abaixo valem para as calculadoras Casio FX82MS, HP 10s e HP 10s+

Hp e Casio
[Imagem: O Blog do Mestre]




Para a variável acumuladora M, é preciso cuidar se ela já possui algum valor atribuído. Digite (ALPHA) e a tecla (M+). Surgirá no monitor a letra M. Digite a tecla (=) e, em seguida, (SHIFT), (M+) e (=). Com isso, será zerado o valor da variável de acumulação M.

A partir daí, basta proceder da seguinte forma: para acrescer o último valor calculado à variável M, digite (M+). Para subtrair este último valor calculado de M, digite (SHIFT) e depois (M+). E para usar o valor de M em uma fórmula, use a combinação (ALPHA) e (M+).

Para todas as demais variáveis, chamadas de atribuição porque é usado o comando de atribuição, comumente aprendido em cursos de programação. Não podem ser somados ou subtraídos valores de monitor, mas podem ser atribuídos valores. Para isso, digite o valor, e use a sequência (SHIFT) e (RCL) e uma destas teclas:

- para atribuir à A, digite ( (-) );  
- para atribuir à B, digite ( °’’’ );
- para atribuir à C, digite ( hyp );
- para atribuir à D, digite ( sin );
- para atribuir à E, digite ( cos );
- para atribuir à F, digite ( tan );
- para atribuir à X, digite (  ) );
- para atribuir à Y, digite ( , ).

Por fim, para usar o valor de uma destas variáveis em uma fórmula, basta usar a combinação (ALPHA) e uma das teclas da lista acima.







Þ GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO ESTES BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários