PUBLICIDADE


Qual a diferença entre Logística Reversa e Leilão de Logística Reversa?

 Dinheiro

 

A Logística Reversa é um conceito associado à moderna economia circular. A partir dela, é possível gerar riquezas de forma mais sustentável. Vamos entender melhor como funciona?

 

Logística reversa envolve vários materiais

[Quando existe Logística Reversa, esses materiais retornam ao ciclo produtivo. Imagem: Polina Tankilevitch / Pexels | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Microplásticos e nanoplásticos nos seres vivos - uma consequência dos nossos hábitos

 

» O reduzir na sustentabilidade

 

» Comprei um computador novo. O que faço com o usado?

 

O QUE É LOGÍSTICA REVERSA?

 

A Logística Reversa pode ter vários níveis de alcance, mas em linhas gerais ela faz algo que estaria em fim de uso ser reinserido na cadeia produtiva, podendo ser um material, embalagem ou produto, em funcionamento ou não.

 

Ela transforma o chamado ciclo berço-ao-túmulo para berço-ao-berço, o que é chamado de economia circular. Isso ajuda a criar economias mais sustentáveis.

 

O nome "reversa" ocorre por ser uma logística envolvida com etapas após a entrega de um primeiro produto. Considerando produtos inservíveis ou com defeitos recuperáveis, a logística reversa pode ser explicada por algumas etapas:

 

1. Coleta: Produtos descartados são recolhidos de diversos pontos, como residências, supermercados, escolas, lojas, empresas e centros de coleta. Algumas empresas de logística reversa usam os Correios.

2. Transporte: Os produtos são transportados para instalações específicas.

3. Tratamento: Nessa etapa, os produtos passam por reciclagem ou recuperação, onde materiais úteis são separados e preparados para serem reutilizados.

4. Destinação Final ou reinserção: Os materiais reciclados são reintroduzidos no ciclo produtivo, seja como componentes de novos produtos, seja como matéria-prima. Somente o que não tiver novo potencial de aproveitamento econômico irá para destinação final.

 

Uma grande vantagem da logística reversa é aumentar a vida útil e diminuir a demanda de volume de aterros sanitários. Existem várias outras.

 

SUSTENTABILIDADE

 

As vantagens são várias, envolvendo todas as esferas da sustentabilidade – ambiental, social e econômica – o que faz com que empresas possam aderir à logística reversa como forma de atender a uma agenda ESG. As vantagens para as empresas incluem:

 

Redução de custos: Reutilizar materiais pode diminuir custos com novas matérias-primas, ou com o ciclo de exploração, inclusive demanda de energia.

Melhoria da imagem: Adotar práticas sustentáveis cria uma imagem positiva da empresa, conquistando e retendo clientes.

Inovação e competitividade: Buscar soluções inovadoras, inclusive a logística reversa, impulsiona o desenvolvimento de tecnologias e torna a empresa mais competitiva.

 

E quando pensamos de forma mais ampla, os benefícios para maior sustentabilidade no planeta incluem a redução da poluição. A diminuição do descarte de resíduos em aterros sanitários ou mesmo em destinos irregulares é relacionada à redução da poluição do solo, da água e do ar.

 

Esses benefícios também abarcam a preservação dos recursos naturais. A reutilização ou a reciclagem reduzem a necessidade (nem sempre eliminam) de extração de recursos naturais, protegendo florestas, minerais e outros recursos finitos.

 

EXEMPLOS DE LOGÍSTICA REVERSA

 

Existem várias empresas e instituições que promovem a logística reversa. Pode-se citar alguns exemplos que demonstram a abrangência e viabilidade de adoção dessas práticas:

 

• Embalagens plásticas são recicladas pela Braskem, gerando sacos de lixo ou tubos. Já a Pepsico usa embalagens antigas para revestimentos de baús de caminhões ou gôndolas promocionais para supermercados.

• Latinhas de alumínio, dos maiores aos menores municípios, possuem pontos de compra e servem como matéria-prima em novos produtos.

• Embalagens recicladas e refis são incentivados por marcas como a Natura, que adotam em seus produtos.

• O IBER atua com empresas que utilizam baterias de chumbo-ácido para destinação correta desse resíduo.

• Empresas adquirem celulares usados, em meia-vida, e montam novos celulares, mais baratos ao consumidor.

• Prefeituras, por meio de seus departamentos ou secretarias de meio ambiente, fazem convênios para montarem espaços de coleta dos eletroeletrônicos.

• A partir do cuidado com residuais de tinta, ensinado pelos fabricantes, o aço entra novamente no ciclo produtivo e pode ser reciclado.

 

Além desses exemplos, existe um caso particular de logística reversa que envolve leilões de produtos.

 

O CASO PARTICULAR DOS LEILÕES DE LOGÍSTICA REVERSA

 

Quando pensamos em logística reversa, sempre surge a ideia de que os produtos são perfeitamente utilizados, cumprem um fim e só depois serão reintroduzidos como matéria-prima ao mercado pela logística reversa. Esse caminho nem sempre é tão linear assim, e poderia resultar em descarte.

 

Produtos podem:

 

• Ter pequenas avarias ou defeitos.

• Passar por devolução do cliente.

• Ser fruto de sobreprodução.

• Possuir embalagens danificadas.

• Precisar de pequenos consertos.

 

É como aquela fruta não tão bonita no supermercado: ela ainda alimenta e, com um preço mais baixo, ela se torna bem atrativa. A mesma lógica cabe aqui. Assim, a logística reversa reintroduz esses produtos na cadeia produtiva de outras formas, podendo ser para matéria-prima, ou para a revenda.

 

Pessoas físicas ou comércios se interessam nesses produtos, que possuem bons preços e são vendidos em leilões. Pela existência dos pequenos defeitos, trivialmente, o vendedor deve oferecer preço bom e explicar ao cliente o porquê disso. 

 

Caso tolere o defeito e o aceite, o cliente pode adquirir sem problemas. É preciso ter atenção quando são produtos cuja funcionalidade depende de reparos, como eletrônicos. O conserto é fundamental e, nesse caso, o produto precisa funcionar perfeitamente.

 

MAIS UM EXEMPLO DE LOGÍSTICA REVERSA

 

Podem existir tipos de logística reversa bem complicados de operacionalizar, mas que não são impossíveis. Um deles está nas esponjas convencionais para lavar louças 👇🏻:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Esponjas são recicláveis?

 

 

GOSTOU DESSA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários