PUBLICIDADE


Onde está o erro? (VI) - os cubos de gelo

 Curiosidades

 

Com o calor do verão (ou até sem ele), muita gente gosta de um cubinho de gelo em sua bebida, seja ela água, chá, suco, café gelado, caipirinha ou até um drink mexicano. Mas e quando você vai comprar uma forminha para geladeira, já notou como é o formato do gelo?

 

 

Colocando o cubinho de gelo no drink

[O cubinho faz toda a diferença. Imagem: İpek Bayrak / Pexels | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Onde está o erro? (IV) - as luas

 

» Onde está o erro? (VI) – pedindo um Uber

 

» Onde está o erro? (VII) – Barra de cano

 

OS CUBOS DE GELO

 

Numa loja no Brasil, existem algumas forminhas para vender como as que aparecem logo abaixo:

 

 

Várias formas com cubinhos... não bem cubos

[O cubinho na forma. Imagem: O Blog do Mestre]


 

A forma de gelo que não tem bem cubos, na verdade

[A forma de cubinhos à venda. Imagem: O Blog do Mestre]


 

Todos são cubinhos de gelo... mas será que são cubinhos mesmo?

 

DE ACORDO COM A MATEMÁTICA, SÃO CUBOS?

 

Pela matemática, nenhuma das forminhas cria gelos que sejam cubos. Um cubo é um sólido geométrico que tem todas as arestas com a mesma medida, ou ainda cujas seis faces são quadradas.

 

Nas forminhas de gelo, uma das figuras se aproxima a um prisma retangular regular ou paralelepípedo, que é um sólido geométrico cujos seis lados são retângulos. Geralmente existem pequenos chanfros ainda nas bordas, o que faz sólidos imperfeitos quanto aos modelos matemáticos, mas próximos deles.

 

Outros "cubinhos" têm base circular. Nesse caso, seria uma forma de cilindro, que é o sólido geométrico cujas bases paralelas são círculos.

 

E QUANTO À COMUNICAÇÃO, ESTÁ CORRETO?

 

Se pela matemática está incorreto, precisamos lembrar que produtos são comprados por todas as pessoas, independentemente de saberem bem matemática ou não – apesar de que os sólidos geométricos sejam ensinados no ensino médio. Dentro dessa analogia, nenhuma loja de materiais venderia "resistências" e sim resistores elétricos.

 

Só que o consumidor já conhece como cubo de gelo. Quanto à comunicação ao cliente, o fabricante acerta na descrição, facilitando a venda de seu produto. Comunicar, no comércio, é tudo.

 

Em certos momentos, a imprecisão é até cultural. Muitas pessoas ainda dizem que compram latas de óleo, mesmo que o óleo de soja seja somente vendido em frascos de PET, mas diferente do caso dos cubinhos, o fabricante não escreve que está vendendo uma lata.

 

E QUANDO O ERRO ESTÁ NO CARTAZ DA ESCOLA?

 

Até em escola acontecem erros de vez em quando, e tudo bem. Veja quando esse erro foi num cartaz fixado no portão de uma escola 👇🏻:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Onde está o erro? (V) – O cartaz da escola

 

 

GOSTOU DESSA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários