Curiosidades
Vários locais do mundo já tiveram o maior e mais alto prédio de todos, deixando quem vê surpreso e maravilhado. O mesmo acaba acontecendo, para quem gosta da vida ao ar livre, as grandes montanhas são desafio para escalada.
Mas existem outras coisas que surpreendem pela altura. As majestosas árvores, que dão frutos, sombra e aconchego, podem ser gigantes. Vamos conhecer as maiores árvores do mundo, inclusive a do Brasil?
![]() |
[Vista da maior árvore do Brasil. Imagem: Agência Pará | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Será que toda árvore e toda flor são cheirosas?
» Como fazer corretamente a poda de árvores?
» A estrutura de uma árvore de natal
A MAIS ALTA ÁRVORE AMAZÔNICA E BRASILEIRA
Na Amazônia, a árvore mais alta equivale a um prédio de aproximadamente trinta andares. Ela é um angelim-vermelho da Floresta Estadual do Paru, no Pará, e mede 88,5 m. De circunferência, são quase 10 m.
Outros comparativos para entender esse tamanho: é maior do que o Cristo Redentor e a Torre de Pisa. Por pouco, a árvore não chega à altura do Big Ben e da Estátua da Liberdade.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe – fazia um monitoramento em 2019, quando descobriu esse angelim. De um pequeno avião, há um sensor que emite feixes laser, uma espécie de scanner 3D. Depois da descoberta, outros pesquisadores se interessaram e pretendem estudar a idade dessa árvore.
A ÁRVORE MAIS ALTA DA EUROPA
Na Europa, a árvore mais alta tem altura semelhante à Torre dos Clérigos (ponto turístico e religioso na cidade do Porto). Ela é uma Eucalyptus diversicolor F. Muell, chamada de Karri e está situada na Mata Nacional de Vale das Canas, em Coimbra.
No ano de 2017, a altura foi medida pela Giant Trees Foundation. São 73 m de altura, ou seja, a maior árvore europeia é menor do que a maior árvore brasileira.
Mas cabe ressaltar que não é uma árvore nativa. Na Austrália, em ambiente nativo, pode chegar a 85 m.
Diferentemente da árvore brasileira, já se conhece a idade. A Karri tem cerca de cento e quarenta anos, conforme indicado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – ICNF. A data coincide com os registros históricos de introdução da espécie no país.
A espécie é originária da Austrália e chegou ao sul da Europa no século XIX. Em Portugal, foi em 1854, para fins paisagísticos e para a indústria da madeira e do eucaliptol (usado em diversas aplicações, como em essências ou no setor de produtos para dentistas).
A MAIS ALTA ÁRVORE DA ÁSIA
A árvore mais alta da Ásia é um cipreste de 102 m, localizado no Zangbo Grand Canyon, o cânion mais profundo do planeta. Mais precisamente, fica na província chinesa do Tibete.
Segundo a Universidade de Pequim, um drone com sensor LiDAR permitiu descobrir a árvore, por meio de laser para scanner 3D. A partir desses dados, pesquisadores da Universidade, do Centro de Conservação Xizijiang e do Centro de Conservação Shan Shui consolidaram o modelo 3D e, a partir dele, confirmaram a altura e o recorde.
Não se sabe, porem, se esse cipreste é do tipo cipreste do Himalaia (Cupressus torulosa) ou cipreste tibetano (Cupressus gigantea). São espécies raras, mas preservadas nessa reserva natural.
O Zangbo Grand Canyon possui uma profundidade média de 5 km. Isso faz com que grandes árvores fiquem menos destacadas na paisagem. Os pesquisadores da Universidade de Pequim também identificaram várias espécies com 85 m de altura, vinte e cinco delas com mais de 90 m.
Sendo um local mais afastado e protegido do contato humano, essas grandes árvores têm espaço para crescer. É o cânion com o maior número de árvores de grande porte em solo chinês.
O MAIOR BAOBÁ ABRICANO
Diferentemente dos outros continentes, é difícil encontrar notícias de árvores gigantes, ou mesmo o relato da maior árvore do continente. Existe, porém, registro do Guiness de uma imponente árvore Baobá (Baobabs - Adansonia), que tem tronco muito robusto.
Esse tipo de árvore também armazena muita água. Isso faz com que o tronco inche na temporada chuvosa.
Segundo o Guiness, o maior Baobá é a Sagole Big Tree, uma Adansonia digitata em Masisi, Vhembe, na África do Sul. A base chega a 60,6 m² e a altura de 19,8 m. Estima-se que o volume de madeira que ele contém seja de 414 m³. O recorde antecessor a 2018 era de Madagascar, de outra espécie de Baobá. Essa outra árvore veio a colapsar e quebrou.
A MAIOR ÁRVORE DA AMÉRICA DO NORTE E DO MUNDO
A maior árvore do mundo equivale a um prédio de quarenta andares. Ela foi descoberta em 2006, nos EUA, com altura de 116,07 m de altura e 5 m de diâmetro. Quer saber mais sobre essa e outras sequoias? Confira a sugestão de post a seguir👇🏻:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 Você sabe o que é uma Sequoia (Giant redwood e outras)?
GOSTOU DESSA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!