A poda das árvores: como fazer e mais dicas!

 

#FicaADica

 

 

A poda de árvores é um corte planejado com diferentes objetivos: ajustar a estética, eliminar partes com crescimento desproporcional, melhorar a frutificação ou evitar acidentes. Que tal ver algumas dicas sobre o assunto?

 


Galho podado sobre o chão
[Poda que foi realizada. Imagem: ulleo / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Organizando seus arquivos de computador

 

» Viajando tranquilo

 

» Veja nove dicas para montar seu home office

 

 

QUAIS ÁRVORES PODAR?

 

No geral, a necessidade de podar ou não depende de onde a árvore está e por qual motivo. A produção comercial, ou mesmo para fundo de lote, e o espaço limitado em território urbano, fazem com que seja necessário podar. Em outros casos, árvores e vegetais devem crescer livres.

 

QUANDO PODAR?

 

Há alguns critérios importantes, como respeitar a floração. Se ela estiver acontecendo, podar pode causar danos à planta fazer a poda. Em casos de plantas que têm folhas caducas, a poda no inverno pode ser a melhor estratégia. É importante conferir qual o ciclo da planta para definir a melhor época.

 

ONDE PODAR?

 

A poda envolve alguns ramos ou galhos. A prática da poda deve respeitar a estrutura da planta, então os nós e bifurcações são os locais preferenciais.

 

PODAS EM PARTES SECAS E DOENTES

 

Um galho quebrado deve ser podado por questão de segurança, visto que pode cair em uma chuva ou vento mais fortes. Partes secas exigem cuidado e, se for do ciclo da planta, devem ser podadas.

 

COMO CICATRIZAR?

 

Há alguns produtos e soluções que envolvem desde canela e pasta de dente, até composto, serragem e outros produtos. Outra solução para evitar o aparecimento de fungos é o uso da pasta bordalesa, composto à base de sulfato de cobre, usado como uma pintura.

 

COMO DESCARTAR OS GALHOS?

 

Caso você more em cidades e não tenha usos para lenha, o descarte deve ser feito por empresa especializada. Os galhos de poda não devem ser colocados no resíduo orgânico convencional, em função do volume. No exterior, existem alguns trituradores, o que ajuda na formação de serragem, que pode ser usada na compostagem.

 

E CUIDANDO DAS FERIDAS DAS PESSOAS

 

Sempre acontece algum pequeno acidente doméstico, e aí, o que você vai precisar? Uma caixa de primeiros socorros. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, separamos algumas dicas sobre itens essenciais:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O que ter em sua caixa de primeiros socorros?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários