#FicaADica
A vida diária é corrida e temos sempre
diferentes tarefas a fazer. Para algumas profissões, uso escolar ou mesmo
pessoal, precisamos manejar diversos arquivos de computador, e perder tempo
procurando o que você queria em seu computador, sem conseguir achar o que você
queria, é muito ruim!
Dito isso, vamos ver algumas dicas de como
organizar melhor os arquivos de computador. Essas dicas consideram desde o uso
até as características dos softwares.
[Imagem: Pettycon]
NOMES
Os nomes de arquivos devem ser mais simples
quanto possível. A complexidade só deve começar quando você trabalha com
atualizações de arquivos ou a quantidade é muito maior.
No meio acadêmico ou escolar, há alunos que
podem submeter seus trabalhos em meios digitais. E eles, volta-e-meia, submetem
arquivos do tipo T1_final_final.pdf. Imagine um professor tendo de salvar
cinquenta trabalhos com nomes iguais... O ideal seria chamar
Título_do_trabalho_05.pdf, usando espaços ou underlines, o número da
versão do trabalho e, eventualmente, os nomes de quem entregou.
E essa dica vale para uso profissional. Se é
versão nova de arquivo anterior, é melhor usar número sequencial do que chamar
de "final".
Em músicas salvas no computador (nem todos
os lugares possuem internet ou streaming), deve-se apenas colocar o nome da
música. Se essas músicas forem para pen-drives para TV ou autorrádio, nomes
muito grandes com artistas e faixas são inúteis. Como há limite de caracteres,
os monitores passam coisas desnecessárias e não passam o nome, que é o mais
importante.
No caso específico das músicas, elas possuem
local correto para receber informações. O Windows Media Player permite inserir
artista(s), ano, faixa, compositor(es)...
PASTAS
As pastas também são uma forma de
organização. Você pode criar uma hierarquia de pastas e isso dispensar nomes de
arquivo grandes. Por exemplo: sou advogada e tenho três clientes, Maria, Mayara
e Flavinha. As três entraram com ação previdenciária.
Assim, posso criar uma pasta chamada
"Previdenciárias", outras subpastas dentro dela chamadas
"Maria", "Mayara" e "Flavinha" e arquivos
internos chamados "Inicial.docx", "Contestação.pdf"... Isso
é mais fácil do que chamar um arquivo de "Previdenciária Maria
Inicial.docx", pois o Windows trunca nomes grandes ao visualizar arquivos,
e se você desejar copiar um arquivo para outra pasta isso não te exige editar o
nome, só o conteúdo.
ARQUIVOS POR PROGRAMA OU EXTENSÃO
Você já notou que o Windows separa pastas
pela sua natureza? Ele já vem com pasta para imagens, outra para documentos,
mais uma para músicas e outra para dispositivos do computador.
Você pode reproduzir essa ideia nos seus
arquivos, pensando no programa ou extensão (final do nome como .jpeg, .xlsx,
.pptx, etc.) que eles usem. Você pode criar uma pasta: "Planilhas do
Excel", por exemplo.
A vantagem disso é que ao abrir o Excel ou
outro software de planilhas, você pode abri-lo diretamente e achar de forma
simples o arquivo desejado. Ele abre uma janela do Explorador de Arquivos,
geralmente da última pasta que foi aberta, que seria sempre a mesma.
A desvantagem pode ser se você usa muitos
arquivos compartilhados em nuvem. O Dropbox, por exemplo, só permite
compartilhar pastas um nível abaixo da pasta do aplicativo. Assim, se você
precisa compartilhar só uma extensão e não todas as partes, necessita inserir
tudo logo abaixo da pasta raiz.
ARQUIVOS CORROMPIDOS
Por algum motivo, um arquivo pode estar
corrompido depois de usado várias vezes, ou não ser mais possível abrir. Por
isso é interessante ir salvando versões parciais numeradas para poder recuperar
pequenas perdas de edição.
Há ainda outras opções de recuperação de
arquivos. Uma delas é a de abrir o gerenciador de alterações no menu
Propriedades e buscar versões anteriores. Isso pode funcionar se o arquivo não
era aberto há tempo.
HISTÓRICO
Todos os aplicativos mantêm um histórico de
arquivos abertos por último, os mais recentes. No Pacote Office ou AutoCAD, por
exemplo, se há aquele arquivo que você usa todos os dias, basta pinar e fixar
na tela inicial. Assim, sempre fica à vista.
USO DE NUVEM
É ainda mais importante você ser organizado
quando usa programas e nuvem, como OneDrive, Google Drive ou Dropbox. Neles, há
um espaço limitado e o uso completo impede novas alterações em arquivos.
Nessas pastas de armazenamento em nuvem,
deve-se manter apenas o que está em uso atualmente. Todo o restante precisa ir
para outras pastas do computador, ou ainda, caso desejar cópias de segurança,
em pen-drives ou HD's externos.
PESQUISA DO EXPLORADOR DE ARQUIVOS
Quem usa Windows possui um recurso extra. Se
o arquivo envolve texto e você se lembra de algo, não necessariamente o título,
pode consultar a pesquisa do Windows e achá-lo.
Para músicas e imagens, a pesquisa vale em
parte. Como são bancos de dados e dependem das informações certas ou erradas
inseridas, eles dependem desse preenchimento para serem apontados pela pesquisa.
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