Você sabe o que é uma Sequoia (Giant redwood e outras)?

 Ciência & Saúde

 

A sequoia surpreende pela imponência de seu tamanho, sendo a maior árvore do mundo. Não é uma espécie brasileira, mas conhecemos alguns parentes por aqui. Quer saber mais?

 

Uma de muitas sequoias

[Pequenos perto da Sequoia. Imagem: Ricky Esquivel / Pexels | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Descubra o que é o bacuri

 

» O que são árvores caducas?

 

» Como fazer a poda das árvores?

 

COMO SURGIRAM AS SEQUOIAS?

 

As sequoias surgiram no hemisfério norte, com fósseis datados de mais de duzentos milhões de anos, no período jurássico. Atualmente, as últimas sequoias da Terra ficam num campo do tamanho da cidade de Cleveland.

 

A primeira descoberta pública de sequoias foi em 1852, no parque Cavaleras Big Trees. Uma dessas árvores foi derrubada, infelizmente, em 1853. Para essa árvore, foram determinados 1.244 anos de idade. Ela era tão larga que virou um piso de pista de dança.

 

Entre os anos 1800 e começo dos anos 1900, houve exploração comercial da sequoia para telhados ou palanques de cerca. Pesaram contra o baixo valor econômico e a massa [kg] muito elevada. Com a criação de parques estadunidenses e o turismo, as árvores ganharam fôlego num foco de manter as florestas em pé.

 

ASPECTOS BIOLÓGICOS

 

A sequoia gigante cresce muito porque vive muito tempo e possui um ritmo rápido de crescimento. Outra curiosidade é que demanda uma grande quantidade de água.

 

Para viver por muitos anos, as sequoias também possuem vários mecanismos de proteção. Elas suportam a ação dos ventos; a casca é espessa, protegendo do fogo e dos insetos.

 

Elas precisam de solo rico em nutrientes, muita luz solar e área livre de competição com outros seres. É por isso que, no caso da sequoia, o fogo é benéfico porque elimina elementos de entorno, e é feito de forma controlada pelos órgãos ambientais nos parques estadunidenses.

 

Mesmo com grande altura, elas conseguem manter a estabilidade. As raízes são próximas ao chão e se ramificam, fazendo com que as árvores apoiem umas às outras.

 

Há três tipos comuns de sequoias:

 

× Sequoia sempervirens, a sequoia-vermelha ou sequoia-costeira; 

× Sequoiadendron giganteum, conhecida por sequoia-gigante ou árvore-mamute; 

× Metasequoia glyptostroboides, ou sequoia do amanhecer.

 

CONÍFERAS PARENTES DA SEQUOIA NO BRASIL

 

As sequoias são coníferas, guardando parentesco com os pinheiros do Brasil. Mais precisamente, são gimnospermas, ou seja, possuem sementes nuas, sem frutos.

 

Não há flores. Os órgãos reprodutores das coníferas são estróbilos, ou no Brasil, chamamos de Pinhas. É bem comum usarmos por aqui como enfeite de Natal.

 

Nativa do Brasil, a conífera Araucária (Araucaria angustifolia) é muito presente no Sul do Brasil, apesar de que não chegue perto dessa altura. Pinus elliottii e Pinus taeda estão em nossos reflorestamentos para produção de madeira, mas são espécies estadunidenses.

 

E A PERIQUITEIRA?

 

Outra árvore muito importante, que pode representar esperança para várias famílias brasileiras é a periquiteira. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende melhor como isso pode acontecer:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Canabidiol de outra fonte

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários