As árvores que são caducas

Variedades

Ao contrário do termo usado pejorativamente para pessoas, as árvores caducas não precisam necessariamente serem idosas. Devemos a elas toda a beleza do outono, estação intermediária entre verão e inverno, onde todas as coisas se preparam para enfrentar o frio.

Outono
[Imagem: Linking]


As árvores caducas, ou caducifólias, perdem suas folhas durante o outono. Isto se deve ao fato de que elas precisam evitar ao máximo a transpiração pelas folhas durante o período do inverno. Alguns exemplos de árvores caducas são a figueira, o caquieiro, o pessegueiro, entre outras.

Quando as árvores não possuem esta necessidade, existem outros mecanismos que as auxiliam durante o inverno. Um bom exemplo são as coníferas (sementes em formato similar a um cone), como o pinheiro. O pinheiro brasileiro é acicufoliado, ou seja, possui folhas em formato de lança, que reduzem a transpiração.

E ainda há espécimes vegetais que não possuem nenhum tipo de mecanismo de sobrevivência nesta época. Então, o jeito é 'dormir' no inverno e rebrotar na Primavera.

E ainda mais para você: Estrutura de uma árvore





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários