O que foi a Batalha de Hastings?

 História

 

A transição de poder no trono de um reino ou império nem sempre é um movimento pacífico e simples. Um dos momentos turbulentos ocorreu com a troca de poder após a morte de Edward, o Confessor, culminando na batalha de Hastings. Confira a seguir como tudo aconteceu.

 

Foto da abadia criada no governo do Confessor

[Abadia de Westminster, criada no governo de Edward, o Confessor. Imagem: Şiba / Pexels | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O que levou à queda da Bastilha?

 

» Vai mais um pão na chapa?

 

» A revolução dos padres de 1817

 

EDWARD, O CONFESSOR 

 

Edward, o Confessor, se tornou Rei em 1042. Ele era o filho de Ethelred e Emma (segunda esposa) e tinha um meio-irmão de Hardinacute, por parte de mãe. Quando se tornou possível sua coroação, possuía poucos oponentes, os parentes homens eram apenas dois primos exilados. 

 

O reino de Edward não foi disputado, mas houve movimentos assim nas vizinhanças. A busca da usurpação do reino norueguês uniu os ingleses aos dinamarqueses em aliança.

 

Exilado na Normandia, Edward perdeu sua habilidade militar e reputação. Sua afinidade com os normandos gerou tensões com um dos mais poderosos condes de Canuto da Dinamarca, Godwin de Essex. A filha de Godwin, Edith, casou em 1045, sem descendentes.

 

AS TENSÕES PERMANECERAM

 

A partir desse conflito, as tensões permaneceram e se intensificaram, no período de 1050 a 1052. Godwin montou um exército para depor Edward. Com reforços dos condes de Mercia e Nothumberland, Edward conseguiu banir Godwin daquele país e ainda coroou Edith como rainha daquela corte. Também nomeou alguns normandos para cargos da corte e xerifes locais.

 

William, duque da Normandia, deveria ser nomeado sucessor, mas houve uma reação hostil quando Godwin voltou.  Edward ficou fortemente aliado de Harold (filho de Godwin), liderou um exército em seu nome (numa incursão galesa em 1055) e, no leito de morte, teria sido nomeado sucessor de Edward.

 

Num balanço de governo de Edward, os quinze anos de reinado foram pacíficos. Houve prosperidade na agricultura e a população passou de um milhão.

 

O modo de viver de Edward não era extravagante, e isso impactava nas contas públicas. A taxação era leve e não foram feitas incursões militares muito grandes.

 

Edward, o Confessor, era bem religioso. Ele foi responsável pela construção da abadia de Westminster (em estilo normando) e foi enterrado lá em 1066.

 

APÓS A MORTE DE EDWARD

 

As condições de Harold como sucessor envolveram questionamento, sendo consideradas confusas, mesmo que fosse o mais importante líder militar do reino. Ele foi coroado em 6 de janeiro de 1066, após a morte de Edward.

 

Na morte de Edwardz, o Conselho do Reino ou Witenagemot (um conselho de nobres que funcionou na Inglaterra) confirmou o cunhado Harold, Conde de Wessex, como Rei. Sem derramento de sangue, mas com o temor de contestação por William, duque da Normandia, Harold foi coroado na Abadia de Westminster já no dia seguinte à morte de Edward, passando a se chamar Harold II.

 

Seu reinado foi curto. Apesar disso, demonstrou ser excepcional e passou por batalhas.

 

Em setembro, Harald Hadrada da Noruega e Tostig, Conde de Northumbria, invadiram a Inglaterra com mais de trezentos navios. Ambos foram mortos, bem como boa parte dos soldados, sendo necessários apenas vinte e cinco deles para a volta dos sobreviventes da Batalha de Stamford Bridge.

 

Enquanto Harold reinava, William tinha planos para depor o oponente, afirmando inclusive que Edward o teria prometido o trono em 1051. William afirmava ainda que Harold teria afirmado que não se oporia a sua pretensão ao trono. Era com essa narrativa de William que chegavam até 1066.

 

William juntou um exército de sete mil normandos. Em 14 de outubro de 1066, no sudoeste da Inglaterra, esse exército combateu as tropas inglesas, na Batalha de Hastings.

 

Foi um dia de fortes batalhas. Com muito sangue, o desfecho ocorreu com uma flechada no olho e o corte por armas normandas, matando Harold.

 

Uma abadia foi construída mais tarde, em 1070, cumprindo um voto do Rei William I (nome de Rei atribuído ao vencedor de Hastings). O altar ficou no local onde Harold foi morto. As ruínas da Abadia de Battle ainda guardam uma laje de pedra que marca onde Harold morreu.

 

FALANDO DE NOMES DE INGLESES QUE FICARAM NA HISTÓRIA

 

Também participante do governo, mas sem ser assassinado, Isaac Newton foi um expoente da ciência. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, conheça curiosidades sobre a vida e trajetória dele:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Quinze curiosidades sobre Isaac Newton

 

 

GOSTOU DESSA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários