Cultura e Comportamento
Relacionamentos amorosos são um campo vasto e complexo na vida das pessoas. Mesmo a opção de viver sozinho é uma ideia de relacionamento: consigo mesmo talvez se baste... mas nem sempre queremos estar sozinhos. Claro, uma pessoa de mal consigo mesma não pode se relacionar, mas duas pessoas felizes são um ótimo casal.
Vamos falar um pouco desse assunto que mexe com cada um, nos parágrafos a seguir. Se desejar compartilhar sua experiência também, deixe seu comentário!
[Indo pela razão ou pela emoção. Imagem: Ellie Burgin / Pexels | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Dependência emocional afetiva
» Estou apaixonado por uma pessoa mais nova do que eu
» A arte da imperfeição no kintsugi
A PAIXÃO ARREBATADORA
Um dos momentos marcantes na vida é quando somos pegados de supresa e parece que o mundo não existia antes daquele dia em que o casal se conhece. Os pensamentos mudam, ficam parados naquele momento.
Só quem viveu a paixão-à-primeira-vista sabe do que estou falando agora. Parece que o céu tem mais cor, a comida mais sabor.
O sentimento é muito intenso. Intensidade é inversa ao tempo, e é um sentimento que sobreviverá caso possa se transformar.
Também há casos em que o sentimento é fulminante, mas só por um dos lados. Aí o desfecho pode ser igualmente intenso pelo lado da tristeza: relacionamentos e seus resultados não são previsíveis, então não é automático que o que um sente possa surgir no outro.
A AMIZADE DE CADA DIA
Convivência gera sentimentos, não importa em que contexto. As pessoas só são indiferentes a quem não possuem nenhum tipo de sinal de vida, como o vizinho do apartamento ao lado que vem uma vez a cada seis meses e depois vai embora.
Aquela pessoa que divide alguma tarefa com você, como aula ou trabalho, vai normalmente progredir para amizade. As brechas de horário e situações cotidianas permitirão com que troquem ideias e saibam mais do outro(a).
Isso é uma porta para o amor. Você tem espaço e tempo para desenvolver o sentimento. Diferentemente de uma paixão arrebatadora, o sentimento de amor pode não ser óbvio, e é preciso ter cuidado para não tirar conclusões precipitadas quando for apenas amizade mesmo.
RELAÇÃO ALÉM DOS COMPROMISSOS
Um passo interessante a falar nessa ideia de pensar em paixão, amor e amizade é pensar nos contatos fora de obrigação: como que eles são? Existe algo além das atividades formais? Isso pode ajudar a entender se é apenas amizade.
Para conviver em relacionamento, é preciso gostar de estar junto. A vivência de casal também não é uma rotina de trabalho, e ocorre em momentos de lazer e descanso, então é preciso saber se o outro quer e se sente à vontade nesse contexto.
O QUE É PRIORIDADE?
Ao falar de relacionamentos, principalmente quando não dão certo ou nem começam, muitas pessoas aconselham que o indivíduo se veja como prioridade. É importante sempre manter o amor-próprio e estar bem para poder se relacionar, ou para não cair em depressão quando sua aposta der errado.
Mas no meio do caminho, é difícil dizer que o indivíduo será 100 % prioridade em si. A conquista é uma busca por ser dois, por ficar junto, e nisso será preciso abrir mão de uma autonomia completa.
Claro que seu mundo não poderá girar completamente no fuso da outra pessoa. Será necessário ponderar tempo e esforço em prol do relacionamento.
COMO É DIFÍCIL SER RACIONAL!
Há momentos em que surgem dilemas com amor, e ser racional não é simples. Podem surgir situações onde a paixão avassaladora e o amor pela amizade estão a um passo e ao mesmo tempo, dividindo os pensamentos.
Uma visão racional apontaria para amor partindo da amizade, pois vem de um pessoa que respeita, admira e tem uma convivência agradável. Por outro lado, corre-se o risco de magoar uma amizade prometendo um sentimento que não é real. Claro que, nessa escolha, é preciso arriscar, estar aberto e retirar o traço de paixão que causa o dilema emocional.
Uma situação de dilema na paixão surge na música "Senhorita", de Victor e Leo. Nessa música, a distância, a racionalidade ou não e o se entregar ou não à paixão, são elementos que mexem até com nosso coração, mesmo apenas ouvindo e curtindo.
EQUILIBRANDO VONTADES
A vontade de uma pessoa apaixonada é de estar junto o tempo todo, e quem quer conquistar outra pessoa acaba caindo nesse erro. É preciso demonstrar que há compromissos, trabalho, momentos que são pessoais.
Mesmo numa relação que progride, o tempo não é exclusivo para vivência a dois. Nos casos em que o casal trabalha junto ou mesmo possui um comércio próprio, hora de trabalhar exige foco.
QUANDO A RELAÇÃO VAI ADIANTE
Falando em relação ir adiante, progredir, pense na felicidade que surge quando aquela amizade ou aquela paixão-à-primeira-vista se transformam em algo maior! Namoros, amizades, famílias duradouras. Quando você olha para isso, entende que todos nós começamos do amor. Sempre que ele é a base, dá certo.
CASAMENTOS E UNIÕES ESTÁVEIS - CONSTRUÇÕES DE VIDA
Outra base além do amor, no relacionamento, é de entender que são construções de vida. Duas pessoas passarão a tratarem de assuntos de vida, e precisam conciliarem diferenças e traçarem rumos que andem juntos. Esse é outro segredo que precisa ser refletido e testado mesmo em etapas mais primárias dos relacionamentos.
É um ponto mais racional na vida a dois, mas que precisa vir junto do amor. Para construir um lar juntos, não pode uma pessoa querer uma casa numa cidade e outra buscar exclusivamente viver onde o emprego mandar. Uma pessoa terá de ceder, ou buscarem outras ideias de vida, juntos ou não. Lembremos aqui também que ser racional é difícil.
E QUANDO O ASSUNTO É SONO
Relacionamento implica em pensar no estar junto até quando nem se pensa que se está, como quando estamos com olhos fechados, dormindo. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, entenda quando os casais aderem ao chamado divórcio do sono:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
GOSTOU DESSA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!