Postos Texaco irão ressurgir no Brasil

Curiosidades

 

A marca Texaco entrou no Brasil em 1915 e os primeiros postos por aqui surgiram em 1950. Mais tarde, já no novo milênio, deixou de ser bandeira nos postos brasileiros, mas deixou saudade e segue sendo lembrada.

 

Agora a Texaco vai ressurgir como bandeira de postos brasileiros. Vamos entender como tudo isso acontece?

 

O posto Texaco ao lado do Engenho Boca da Serra

[A vista do primeiro posto Texaco da nova era no Brasil. Imagem: g1 | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O que aconteceu com os postos Esso?

 

» ampm® - a conveniência que atravessou fronteiras

 

» De olho nos combustíveis

 

COMO A MARCA TEXACO SAIU DOS POSTOS BRASILEIROS?

 

No ano de 2008, os contratos com dois mil postos Texaco pelo Brasil foram vendidos ao grupo Ultra. Naquela época, todos os postos foram convertidos à bandeira Ipiranga, num layout de lojas misto entre o formato que era da Ipiranga e traços do antigo layout dos postos Texaco, como partes em ACM prateado, em curvas salientes.

 

Com a operação, a Ultra deixou de ter de pagar royalties pelo uso da marca estadunidense. O mercado ficou redistribuído, com um grande player que surgia.

 

TEXACO LUBRIFICANTES

 

Não foi a saída completa da marca Texaco no Brasil. Outros comércios, inclusive de outras bandeiras, passaram a oferecer lubrificantes Texaco.

 

Os antigos postos deixaram de vender esses lubrificantes. A Chevron - proprietária da marca Texaco, mais tarde, em 2009, entrou em acordo com a distribuidora Ale e passou a vender "Havoline" e "Ursa" nos postos dessa bandeira.

 

A IDEIA DO RESSURGIMENTO NO BRASIL

 

A marca Texaco seguiu sendo muito lembrada em nosso país. O segmento de combustíveis premium permite maior valor agregado e chamou a atenção do grupo Ultra.

 

Mesmo tendo que retornar a licenciar a marca e pagar pelos respectivos direitos, o grupo considerou ser uma solução de crescimento sem canibalizar a rede existente, convertendo postos de outras bandeiras.

 

Os novos postos chegam com as mudanças que aconteceram na Texaco internacional:

 

× Gasolina e etanol com aditivos Techron.

× Conveniência Star Mart.

× Venda de lubrificantes Star Lube.

 

Além disso, o layout dos postos segue um novo padrão, ainda mais bonito do que aquele usado quando a Texaco saiu do Brasil. O novo padrão possui a logo e um detalhe triangular destacado por uma faixa em luzes vermelhas. Nas laterais, destaca-se o letreiro "Texaco" com letras em relevo na cor branca e lateral preta, num fundo bordô.

 

O PRIMEIRO POSTO TEXACO DA NOVA ERA

 

O primeiro posto dessa nova era foi uma conversão de bandeira de um antigo posto Petrobras, na cidade de Palhoça-SC. A unidade fica às margens da BR-282, nas proximidades da interseção com a BR-101. Mais precisamente, é o km 05, Camino Novo.

 

A inauguração foi no dia 31 de outubro. Houve uma ação comercial onde carros vermelhos que ali aparecessem, durante uma hora, ganhariam 20 L de combustível de brinde.

 

FALANDO NISSO, OUTRO POSTO TEXACO QUE FEZ HISTÓRIA EM SC

 

Hoje, alguns postos lá do começo da Texaco no Brasil seriam quase irreconhecíveis em relação ao modelo atual de posto. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você conhece outro posto Texaco que fez e faz história em SC, e que você deveria conhecer:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 História a céu aberto: posto Texaco dos anos 50 persiste até hoje em SC

 

 

GOSTOU DESSA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários