#FicaADica
Existem várias formas de mobiliar a casa com bom gosto e estilo, e algumas até bem baratas. Para ajudar você que está buscando novidades ou mesmo quer fazer seu lar, temos diversas dicas para você mobiliar sua casa:
[Cozinha planejada e com móveis tradicionais. Figura: Ahmet ÇÖTÜR / Pexels | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Como escolher uma pastilha cerâmica para minha casa?
» Entenda como fazer a poda das árvores de jardim
» Deixando minha casa saudável
1. MÓVEIS DE LOJAS DE DEPARTAMENTO
Nessas lojas são oferecidos modelos em cores e estampas em tons de branco ou amadeiradas. Alguns móveis de quarto recebem espelhos.
Os preços são bem convidativos, mas são móveis pouco personalizáveis e não aproveitam todo o espaço. As cores também seguem muito os padrões de quando são vendidas. Se móveis antigos vinham na cor marfim (amarela) ou mogno (vermelha), hoje é impossível achar um móvel novo e com esses padrões.
2. MÓVEIS PLANEJADOS
Opções de cor, estampa, vidros com cor, puxadores e tampos (MDF, pedra, Corian®) são maiores. O preço vai depender muito dos padrões de acabamento e do tamanho do móvel.
Não é algo que você vai comprar sabendo como vai ser de cara. Ou a loja que vende faz projetos, ou você precisa contatar um(a) arquiteto(a) ou designer de interiores para projetar o móvel.
3. MÓVEIS DE DEMOLIÇÃO
Mais preciso seria falar em móveis em madeira de demolição. São móveis mais rústicos, que trazem outra pegada em termos de decoração e até em pensamento sustentável.
Geralmente não serão os móveis de toda a casa, mas de algum cômodo em específico ou alguns detalhes da casa. Não é um móvel perfeito, e essa é a proposta.
4. BRIQUES E CASAS ANTIGAS
Há quem goste de móveis com formas e estilos mais antigos, mas não que sejam de materiais mais rústicos como a madeira de demolição. Nas lojas de móveis usados, os chamados briques, você pode encontrar móveis em bom estado e que tenham outra pegada. Em alguns casos, pequenos defeitos podem ser reparados com pintura ou substituição de fórmica.
Algumas casas antigas podem possuir preciosidades à venda. Sites de desapego podem ajudar a encontrar esses objetos. Tanto para esses móveis, até para novos na loja, cuidado no transporte, manejando bem e isolando com plástico-bolha ou panos velhos, impede que estraguem até chegarem ao novo destino.
5. KIT CASA PRONTA
Alguns fabricantes de móveis inovam e vendem kits de móveis para diversos cômodos, e que se encaixam bem para casas ou apartamentos pequenos, a um preço acessível. Esses kits podem incluir poltronas de sofá, mesa, rack, cama box, pia e aéreo, armário, ou alguns itens variantes.
[Um exemplo de kit. Figura: Casas Bahia | Reprodução] |
Pode ser que nem todos os móveis estejam no kit, como armário de área de serviço (para tanque) ou de lavatório de banheiro. Ainda assim, pode ser uma opção bem prática e atender a casa rapidamente.
6. SOLUÇÕES ARTESANAIS QUE ENVOLVEM MARCENARIA OU SERRALHERIA
Móveis diferenciados podem ser feitos envolvendo marcenaria, funilaria, trabalhos com uso de resinas epóxi, cerâmica, etc. Eles conferem outro toque de acabamento e personalidade, mas podem ser mais caros do que a média porque não serão feitos em escala.
Alguns exemplos:
× Estante estruturada em tubos metálicos e tampos horizontais em MDF. Fechamento com tela ao fundo.
× Cuba de banheiro sobre pedaço de tora bruta.
× Prateleira de tábuas de demolição fixas à parede por mãos-francesas.
[Estante estruturada em tubos metálicos. Figura: Arte Móveis Decor | Reprodução] |
7. MÓVEIS INTEGRADOS À EDIFICAÇÃO
Uma pia pode ser feita com paredes de alvenaria laterais e a cuba inox sobre ela, ou com uma laje de concreto armado e o vão para cuba inox apenas no ponto de uso, sendo impermeabilizada ou recebendo cerâmica. O guarda-roupa pode ser feito com uma ou duas paredes de alvenaria nas laterais e o móvel dentro com portas feito na marcenaria de esquadrias.
Móveis integrados, como parte da construção, são uma opção bem durável. Apesar disso, há alguns cuidados a se tomar. Um deles é de lavar e cuidar com uso de água moderada, sem jorrar com baldes ou mangueiras. Isso estraga qualquer móvel, inclusive esse, pois incidência elevada de umidade causa patologias em concreto e argamassa.
Outro cuidado é chamar profissionais de Engenharia Civil ou Arquitetura para orientação ao fazer. Dicas de vídeos de internet passam opções absurdas, com uso imprevisto de materiais não estruturais, tais como bancadas de porcelanato (sem alvenaria no meio) com armadura de aço dentro. Não há garantia de qualidade nessas sugestões curiosas, e um profissional saberá orientar adequadamente sobre isso.
UMA TENDÊNCIA EM 2024: RETRÔ + COUNTRY
Misturar estilos e dar uma identidade para sua casa não é tarefa simples. Na postagem sugerida, entenda como chegar ao estilo retrô + country (clique no link da barra azul 👇🏻)!
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!