Deixando minha casa saudável


#FicaADica


Para termos uma vida feliz em nosso lar, precisamos que ele seja um ambiente saudável. Para que isso aconteça, é preciso ter alguns cuidados ao longo do ano em nossa casa. Quer saber mais? Basta conferir logo a seguir!

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/08/CasaMaisSaudavel.FicaADica.html
[Imagem: MabelAmber/Pixabay]



MOFO EM PAREDES E TETO


Para o mofo nas paredes, não há um segredo mágico de prevenção, ou ainda de remoção. Mesmo no inverno, as pessoas devem se agasalhar mais e permitir que o ar entre dentro de casa, principalmente no Brasil, onde não temos frios extremos e neve contínua.

Há condensação de umidade sem circulação de ar, formando mofo rapidamente nas casas fechadas. Deve-se permitir o ar entrar e lavar com água e sabão em mais esfregações. Não se deve utilizar ou ser pouquíssima água sanitária, visto seus efeitos danosos à saúde de quem inala. Em caso de uso, deve-se colocar máscara.

Se o mofo vem de infiltração, cabe investigar a origem do problema. Podem ser telhados, impermeabilizações ou instalações hidrossanitárias e pluviais. Cabe contratar um engenheiro civil para estudar o problema e indicar uma boa solução.

INSETOS


Em casos com poucos animais, um inseticida pode vir a resolver. Todavia, muitos insetos tornam difícil o controle sem dedetização. Deve-se retirar alimentos em embalagem aberta e remover os expostos para que não se contaminem durante o processo.

Se você usa inseticida aerossol, deve cuidar onde aplica. O jato deve ser aplicado nos cantos e locais propícios sem encostar nos alimentos ou itens de uso pessoal.

DESINFECÇÃO COM O SOL


Colchões, roupas e outros itens podem ter microrganismos ou até mesmo o mofo inibidos com o uso da luz solar, aquecendo os objetos. Nos períodos de verão, desde que cuidando o horário de chuva, pode-se proteger devidamente e expor ao sol o objeto a desinfetar.

FUMO EM CORDA


No caso específico das formigas, o fumo em corda auxilia a espantá-las da despensa sem a necessidade de inseticidas. Há outras soluções caseiras como alimentos com limoneno, mas nem sempre podem ser efetivas, a depender de como se faça.

ALIMENTAÇÃO


Quando pais, mães e avós falam que lugar de comer é à mesa, estão corretíssimos. Deixar farelos ao longo da casa não serve nem para marcar caminho, pois as formiguinhas e outros animais podem aproveitar-se desses restos para se alimentar.

Também se deve destacar aspectos como postura e também a convivência familiar. Os momentos de refeição são muito mais do que comer, mas momentos de união.

CHINELOS NA PORTA


Apesar de nosso asseio e cuidado, a rua possui microresíduos de toda espécie. Os calçados que por ela passam carregam tudo isso e, ao chegar em casa, devem ser retirados. Esse hábito ajuda a evitar a vinda dessa sujeira, permite ser posto o calçado para ventilar (tirando odores) e ainda dar o ar de aconchego de casa quando se calça chinelos ou pantufas.

LIMPEZA


Alguns itens como os sabões e sabonetes acumulam matéria orgânica e outros compostos que ficam acumulados ao longo do tempo quando usados em barra. O ideal é trocar por opções líquidas, onde há menos contato do produto por pessoas diferentes com suas mãos não higienizadas. Pode-se conseguir bons preços comprando em atacarejos.

Já no caso das esponjas, não há jeito. Elas precisam ser higienizadas semanalmente com água quente, em panela ou forno de micro-ondas. Após algum tempo, elas devem ser descartadas, havendo opções mais sustentáveis de fazer isso (veja como nas sugestões de leitura).


👉 E ainda mais para você: Esponjas são recicláveis?



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários