Como escolher a(s) cores e tintas da minha casa?


#FicaADica


As cores têm um poder de transmitir ideias, mudar ambientes e sensações. É uma escolha muito alegre a hora de definir quais delas irão revestir, mas não deixa de envolver diversos critérios. A tinta também precisa ser de boa qualidade para evitar dores-de-cabeça.

Vamos ver algumas dicas valiosas!

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/11/EscolhendoAsCoresEAsTintas.FicaADica.html
[Imagem: ugglemamma/Pixabay]




REGIÕES BIOCLIMÁTICAS


Regiões bioclimáticas são porções de território com condições climáticas comuns, onde a análise dessas características leva a materiais, métodos construtivos e desenho arquitetônico próprios para fazer casas mais sustentáveis. A escolha da cor pode influir pouco ou exigir paredes mais espessas ou em outros materiais. É bom conversar com um Engenheiro Civil e usar como guia publicações como o manual do selo Caixa Azul.

TINTAS STANDARD, PREMIUM, LÁTEX PVA E LÁTEX ACRÍLICA


Tintas são materiais de boa qualidade, se aplicadas adequadamente, de marcas tradicionais, com a diluição certa, insolação adequada e superfície preparada, proporcionam bom resultado. Mas, como todos os produtos por aí (Exceto JAC Motors), há diferenças entre tipos oferecidos.

As tintas Látex PVA são permeáveis ao vapor, o que é bom em alvenaria interna. Por outro lado, mancham ao limpar, sendo bom só usar quando o orçamento for mais apertado ou onde as pessoas se encostem pouco.

Já as tintas látex acrílicas são mais resistentes ao manchamento. Também existe a vantagem da diluição em água, com menos cheiro, inovação que vem surgindo até nas tintas para madeiras.

Quanto ao rendimento, utiliza-se termos em inglês para diferenciar. Standard ou padrão é a que proporciona a cobertura mínima. A maior cobertura, por sua vez, é dada pelas tintas Premium.

VERNIZES


Conferem proteção à madeira.  Em geral apresentam desempenho inferior sob ação dos raios solares (ultravioleta), exigindo repintura mais frequente. Para área externa, deve-se usar, obrigatoriamente, vernizes brilhantes (que selam os poros da madeira).

COMBINAÇÕES ENTRE CORES PARECIDAS


Combinações entre cores parecidas podem gerar pouco contraste entre detalhes arquitetônicos (como almofadas ou bordas de marquises), esquadrias e paredes. Por outro lado, é difícil não combinar, pois são variações de uma mesma cor.

USO DA TERCEIRA COR


Em geral, adota-se ao menos duas cores para pinturas residenciais, sendo uma delas para vedações externas (paredes) e outra para esquadrias. Mas esse conjunto pode trazer limitações, pois é possível querer destacar coisas como paredes de alpendres, partes de paredes lisas ou pilares. Por isso é muito interessante usar uma terceira cor de destaque (detalhe: é para destacar, não para pintar um terço de tudo).

UMA COR NO INTERIOR DA CASA TODA


As pessoas estabelecem regras próprias e as tomam como verdades absolutas. Uma delas é a de que uma casa precisa ter uma mesma cor em todos os cômodos, ou uma só parede colorida (com uma mesma cor) em toda a casa. A regra é... você fazer o que gostar mais: mosaicos com cores, paredes brancas, cômodos coloridos de leve, faixas verticais e horizontais, etc.

O ideal é apenas cuidar para combinar cores em ambientes contíguos e abertos. Ou, para não errar, repetir nesses casos, apenas. O benefício de menos variações é redução de custo, unicamente.

TESTE PRÉVIO


Revendedores oficiais de tintas possuem catálogos com cores para a escolha dos clientes. Entretanto, é preciso ter cuidado porque há distorções entre o papel impresso e a tinta resultante. Por isso, pode ser bom comprar kits com tintas para testes com aplicação no local, ou mandar fazer um mínimo (1 L, por exemplo).


RELAÇÃO COM ILUMINAÇÃO INTERNA


Uma parede interna mais escura pode gerar a necessidade de mais iluminação interna, se a atividade do cômodo exigir ou não houver outros fatos que ajudem, como lâmpadas perto da estação de trabalho (uma escrivaninha, por exemplo) ou bastante iluminação natural.
.


👉 E ainda mais para você: Como distribuir bem os cômodos da sua casa?



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários