Como distribuir bem os cômodos de sua casa?

Vários são os detalhes
 

 
Para planejar uma casa aconchegante, confortável e que atenda a todas as necessidades de quem ali habitar, é preciso atentar a vários detalhes, que variam de acordo com o terreno disponível, as leis do município que regem a ocupação de espaços e edificações e algumas regrinhas de boa distribuição. Quanto às leis, é bom consultar um engenheiro civil e/ou um arquiteto para saber mais e colocar as ideias no papel. Tudo ficará mais simples se você souber onde colocar o quê.
 
Primeiramente, você deve escolher qual será o ponto de entrada de sua casa: sala ou cozinha. Há diversas opções de conjugação de ambientes, unindo sala, cozinha e jantar. Entretanto, em uma casa maior, a divisão de ambientes se faz necessária. Se sua casa possui um cozinheiro de mão cheia, que adora apresentar as suas habilidades gastronômicas, é melhor possibilitar acesso pelo conjunto jantar/cozinha. O uso de bancadas tornou-se muito popular, pois, apesar de integrar ambientes, torna a zona de trabalho separada. Outra dica importante é colocar a pia em frente a uma janela, com caixa de gordura externa, de fácil acesso. Se o costume é de receber visitas e gostar de sentar-se e confraternizar, assistindo à TV, o melhor é colocar o acesso pela sala de estar/TV.
 
Em algumas residências, é comum a construção de Hall, que é o cômodo de acolhida da casa. Em forma de corredor, contém algum tipo de armário contendo sacolas, chaves, guarda-chuvas, alguns sapatos, enfim, tudo aquilo que pode ser importante ao sair de casa, com acesso fácil. O Hall precede os cômodos usuais de recepção: sala de estar/TV ou cozinha/jantar. Ao lado deste hall também é interessante colocar um lavatório ou um lavabo, de modo que este não tenha contato com sala ou cozinha e não seja necessário ter de ir à zona privativa da casa. Ao contrário do que alguns recomendam, a porta deste lavabo deve possuir abertura para dentro do cômodo. Em caso de problema, apenas a chave mestra da porta deve ser de fácil acesso.
 
A zona privativa da casa consiste nos quartos com um banheiro familiar restrito ou suítes. É interessante que haja corredor e porta separando esta região das demais partes da casa. Caso seja desejado colocar um closet, este deve ter pelo menos 90cm de largura para circulação mais 60cm para os armários. Uma boa largura total é de 1,80m, que permite uma boa circulação. De acordo com o desejo de quem habitará a residência, esta zona privativa pode ser disposta na porção frontal / lateral do terreno, se os futuros moradores desejarem maior visibilidade, ou na porção traseira, se esta proporcionar mais tranquilidade para as horas de sono, havendo alguém com o sono frágil.  
 
Áreas de serviço precisam ficar próximas às cozinhas, para facilidade de comunicação e trabalho alternado. Tanto elas quanto os banheiros devem, de preferência, possuir disposição alongada e cubas, máquinas, boxes, enfim, elementos que exijam instalação hidráulica dispostos em apenas uma parede, o que facilita em caso de manutenção.
 
Quando for projetar, busque listar quantas pessoas habitarão a futura casa, quais são seus hábitos, quais são seus equipamentos e objetos, rotinas de vida. A partir disto, juntamente com estas dicas, procure criar um modelo de sua casa. Leia revistas, troque ideias com um engenheiro/arquiteto conhecido, pois com ele você poderá viabilizar sua obra e ter uma análise mais detalhada do que você quer fazer. E não esqueça: uma casa precisa ter a cara e a alma de seu dono.

 


 

                          

Þ Gostou desta postagem? Usando os botões abaixo, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários