Como escolher uma pastilha cerâmica para minha casa?

 

#FicaADica

 

Pastilhas cerâmicas são peças lindas e que agregam ao visual de vários ambientes da casa, tanto internos como externos. Diferentemente de quando eram vendidas no passado, hoje possuem ou telas de fixação no tardoz, ou papel na face externa, permitindo com que o assentamento seja muito produtivo. Também existem argamassas colantes especiais, para assentamento e rejuntamento.

 

Diante de tanta opção para escolher, como fazer a melhor escolha? Vamos ver algumas dicas que podem te ajudar.

 


Pastilhas em tons amarelos
[Cerâmicas em detalhe. Imagem: Stefan Schweihofer / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Dicas para montar e organizar um home office

 

» Deixando minha casa saudável

 

» Tornando sua casa mais segura

 

1. VEJA OS SITES DOS FABRICANTES

 

Os fabricantes de cerâmica possuem fotos com os nomes dos modelos comerciais oferecidos, seja a peça isolada, seja agrupada para assentamento. Neles é possível ver várias ideias de modelos e cores. No geral, os tamanhos serão de 5 x 5 cm, 5 x 2,5 cm ou 2,5 x 2,5 cm de cada pastilha, formando grupos de cerca de 30 x 30 cm.

 

2. CONFIRA PREÇOS EM LOJAS VIRTUAIS

 

Há alguns e-commerces especializados em revestimento cerâmico, que também trazem várias opções de cores e modelos. Neles, já é possível se ter uma ideia de custo para compras pequenas.

 

3. VÁ EM LOJAS FÍSICAS OLHAR OS MODELOS DISPONÍVEIS

 

Supondo que você não goste de comprar por internet, pode ir nas lojas perto de sua casa para ver quais os modelos existentes, preço, cor e textura. Talvez não haja tantas opções onde você mora, e precise ir numa cidade vizinha. Algumas lojas oferecem recursos do e-commerce dentro da loja física, mostrando alguns produtos com o vendedor.

 

4. ANALISE A QUANTIDADE

 

Se você vai fazer num cômodo pequeno ou apenas na sua casa, talvez o melhor seja comprar em loja ou na internet para consumidor comum. Agora vamos supor que sua casa seja seu prédio ou o condomínio: nesse caso, o melhor é procurar um representante.

 

5. ANALISE O LOCAL DE APLICAÇÃO

 

Nem todas as cerâmicas ou pastilhas podem ser aplicadas em todos os locais. Isso se deve a alguns modelos serem especiais, como peças foscas, ou com metais diversos, que lhes conferem acabamento diferenciado, mas restringem o uso. No site dos fabricantes existem informações úteis, seja por escrito no site, ou em boletins técnicos.

 

Outro fato a pensar sobre local de aplicação é a interação com o resto do ambiente. Se já existem cerâmicas com cores, é interessante buscar combinações agradáveis. A escolha é livre, mas é bom pensar nesse contexto.

 

No caso de piscinas, a situação é um pouco diferente. Ninguém é proibido a fazer uma piscina verde ou roxa, mas é quase praxe que seja em tons de azul, pela inspiração oceânica. Nesse caso, a escolha pode variar entre peças de uma cor ou sortidas em tons variados de azul.

 

6. FAÇA UM PROJETO COM ENGENHEIRO(A) / ARQUITETO(A)

 

Apesar de ser uma escolha pessoal, sempre vale a pena fazer um projeto. Um profissional vai posicionar certinho as juntas de trabalho (com tarucel e PU), vai olhar as especificações da cerâmica e cuidar com carinho de tudo.

 

Os profissionais podem possuir amostras de cerâmica para você olhar. Outro recurso possível é a renderização, onde engenheiros e arquitetos podem simular, por meio de ferramentas computacionais avançadas, qual será o aspecto final da parede ou do ambiente, de forma muito realista.

 

E SE EU QUERO PINTAR TAMBÉM?

 

Separamos mais algumas dicas valiosas para você que gostaria de pintar sua casa ou renovar um ambiente. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você pode conferir:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Como escolher as cores e tintas da minha casa?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários