Tsu-Chu, Harpastum e outros precursores do futebol

 Esportes

 

Vários dos objetos, atividades e esportes que conhecemos hoje são fruto de uma evolução ao longo de muitos anos e de várias ideias que surgiram daqui e dali. Com o futebol, um dos esportes mais populares do mundo, não foi diferente. Vamos saber como ele surgiu, incluindo traços do tsu-chu e haspartum, até a forma inglesa de jogar e os dias atuais.

 

Um dos precursores do futebol

[Tsu-Chu sendo praticado. Imagem: Esportelândia | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» A história das Copas do Mundo Femininas de Futebol

 

» Quais esportes renderam mais medalhas olímpicas ao Brasil?

 

» Conheça as surdolimpíadas

 

O FUTEBOL NÃO COMEÇOU NA INGLATERRA?

 

Apesar de ser popular hoje com o formato inglês, não teria sido a origem do esporte em solo britânico. Historiadores já encontraram vestígios de jogos com bola em vários locais, vindos de diferentes povos antigos.

 

Esses jogos não eram futebol, no entanto, demonstram que desde muito tempo a humanidade teve interesse em jogos com bola. Alguns exemplos:

 

× Tsu-chu: inventado na China entre 2.000 e 1.500 a.C. na forma de um exercício militar. Doze jogadores em cada time chutavam primeiro um crânio, substuído depois por bolas de couro, entre duas estacas de bambu.

× Kemari: nessa versão japonesa do tsu-chu, a bola era jogada de forma aérea (sem encostar no solo) por times de oito jogadores. Possuía fim cerimonial, não de competição.

× Epyskiros: jogo grego datado de 400 a 300 a.C. Nele, duas equipes tinham de introduzir uma bola com ar e areia num determinado espaço.

× Harpastum: um aprimoramento do epyskiros, usado como exercício militar pelos romanos. Com a expansão do império, espalharam o esporte nos territórios conquistados.

 

O TSU-CHU NA CHINA

 

Quando surgiu, o Tsu-Chu era disputado na corte imperial, para diversão dos membros dessa guarda e dos demais soldados. Há poucos registros de como o jogo era feito. Considerando um poema chinês antigo, o autor menciona que a quadra seria um campo com seis objetivos (os gols) de cada lado. Times oponentes teriam de acertar os objetivos.

 

Num trecho desse poema, o autor cita ainda que havia rivalidade no jogo. Deveriam ser selecionados capitães e nomeados árbitros, que deveriam seguir o regulamento à risca.

 

Para o futebol, o Tsu-Chu trouxe uma grande contribuição. A forma e massa da bola desenvolvida para ele são similares ao que viria a ser usado atualmente.

 

O HARPASTUM ROMANO

 

Esse é um jogo que também veio do meio militar. Existe competição e combate, como o hugby, mas sem o objetivo de um gol. Havia uma bola similar (preenchida com penas), campo e divisão de equipes, mas a ideia estava em arremessar a bola e tirá-la dos adversários.

 

A CONTINUIDADE DESSA HISTÓRIA NA INGLATERRA

 

Já falando de muito tempo depois, em 1700, surgiu o futebol moderno, com influência dos esportes que mencionamos até aqui. Algumas regras hoje existentes, ainda não haviam sido inventadas e formalizadas. Alguns exemplos:

 

× Mão na bola: qualquer um poderia pegar a bola com a mão para continuar a partida.

× Lateral: quem pegasse primeiro a bola cobrava, independentemente de time.

× Gol fora do Gol: só de passar por cima do travessão da goleira, já poderia contar como gol.

 

Um dos primeiros registros fotográficos de uma partida de futebol foi somente no século seguinte, na Inglaterra, em 1800. Mais tarde, em 1863, a Associação de Futebol Britânica formalizou "As leis do futebol", com treze regras do esporte. Por fim, em 1904 surgiria a Fifa, entidade internacional que organiza e difunde partidas e campeonatos internacionais.

 

JÁ FOI PERGUNTA DO "QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?"

 

Na edição de 2023, o quadro "Quem Quer Ser Um Milionário?", do Domingão com Huck, as origens do Futebol foram tema de uma das perguntas do milhão. O participante Luiz errou e não respondeu que Tsu-Chu e Harspastum eram predecessores do futebol moderno, influenciando-o.

 

MAIS PARA A FRENTE NA HISTÓRIA DO FUTEBOL

 

Um dos grandes nomes do futebol mundial foi Zagallo. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você pode relembrar a trajetória desse ídolo do esporte:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O que fez Mário Jorge Lobo Zagallo?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários