Conheça o New Holland TL5, o primeiro trator acessível para cadeirantes

 Carros

 

Nos veículos de passeio e em veículos de transporte público já existem mecanismos de acessibilidade que ajudam pessoas com deficiência a terem mais autonomia no dia-a-dia, o que é muito bom para a qualidade de vida.

 

Nesse sentido, surgiu também uma novidade: um trator acessível para pessoas com deficiência motora nos membros inferiores. Esse trator é o TL5 da New Holland Agriculture (CNH Industrial), produzido no Brasil, na Fábrica de Curitiba.

 

Os dados sobre PCDs no Brasil e o impacto que inovações dessa proporcionam são consideráveis. São dois milhões e novecentos mil brasileiros com deficiência e que residem em áreas rurais. Eles fazem parte dos sete milhões e oitocentos mil brasileiros que possuem deficiência física nos membros inferiores, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada pelo Ministério da Saúde e pelo IBGE em 2019.

 

Uso do mecanismo de elevação para a cabine do operador no TL5, o trator acessível

[PCD utilizando o sistema de elevação. Imagem: Autoindústria | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Seguro ou proteção veicular

 

» Caminhões com duas cabines

 

» O ressurgimento da FNM

 

COMO FOI DESENVOLVIDO?

 

Para pensar em produtos para pessoas com deficiência, é preciso estar atento às necessidades das pessoas, onde autonomia é uma conquista. E com autonomia, existe a inclusão.

 

A ideia de desenvolver o trator acessível foi um projeto que começou em 2019. Para desenvolver, a New Holland fez uma parceria com a empresa de mobilidade inclusiva Elevittá, a Arteprima e o Senai da cidade gaúcha de São Leopoldo.

 

Um cliente cadeirante da New Holland foi chamado para fazer os testes do produto. Antes disso, ele tinha pedido a um amigo com oficina e torno mecânico para adaptar um trator, visto que não havia modelo comercial disponível de fábrica e ele queria seguir trabalhando.

 

Esse cliente se chama Fernando Dal Molin, produtor rural com quarenta e dois anos de idade que teve um baque ao pensar em sua vida após um acidente. Quando desmanchou uma leira, um tronco caiu em suas costas, o que resultou em sessenta dias de internação, uma cirurgia, uma infecção grave e quatro meses de fisioterapia em casa, para adaptações sem o movimento dos membros inferiores.

 

Fernando é filho de agricultor e seguiu a profissão do pai. Ele cultiva soja em Mafra, município de Santa Catarina, próximo à divisa com o Paraná. Como não queria fazer outro ofício em sua vida, o jeito foi se adaptar.

 

Ao ser convidado para testar o TL5, a máquina ficou três dias em sua fazenda. Nesse período, o agricultor confirmou que o mecanismo de elevação possui funcionamento adequado, dando acesso à cabine.

 

Sendo um trator especial, o desenvolvimento envolveu custos e procedimentos específicos. Parte desses custos foi financiada pelo Rota 2030, linha de financiamento do Governo Federal, e outra parte absorvida pela União visando promover a inclusão.

 

PRIMEIRAS APARIÇÕES

 

O lançamento comercial do TL5 foi em Curitiba, onde fica a principal fábrica brasileira da New Holland. No Show Rural Coopavel e na Expodireto Cotrijal, em 2020, foi apresentado como trator conceito. São duas das principais feiras agrícolas do Brasil.

 

CARACTERÍSTICAS

 

O TL5 pode ser encontrado com opções de 80, 90 e 100 cv, para pequenos, médios e grandes produtores. Pode ser usado em tarefas dentro da propriedade rural como: preparação de solo, plantio, distribuição de calcário, colheita em pequenas fazendas, silagem, roçagem, pulverização, distribuição de fertilizantes, carregador frontal e serviços gerais.

 

Há a opção de comprar o TL5 já acessível. Outra possibilidade, para as máquinas TL5 de 2019 ou mais novas, é a adaptação com a plataforma de acessibilidade comercializada pela New Holland. 

 

O TL5 acessível possui uma plataforma de elevação com joystick (controle, como aqueles de videogame) para o operador mesmo poder subir e descer do trator. O assento do operador e os comandos possuem características ergonômicas adaptadas. 

 

Caso seja necessário que um operador não PCD opere, não há problemas. As adaptações não restringiram, mas sim ampliaram o uso do trator. Outro joystick dentro da máquina permite fazer comandos e acionar freio e embreagem. Existe um botão interno que reverte o uso ao modo convencional.

 

A cabine é blindada, à prova de poeira. Possui buchas autolubrificantes que dispensam a necessidade de manutenção constante.

 

ALÉM DOS CARROS DO CAMPO

 

Agora falando em carros na cidade, já pensou se aquele carro dos sonhos de criança aparecesse para te levar. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende melhor como isso aconteceu:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Quando o brinquedo vira real

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários