Conheça mais sobre o Paso Doble

Arte

 

O Paso Doble faz parte da cultura espanhola e foi inspirado por outros elementos dela, como as corridas de touro. É diferente da dança flamenca e é um ritmo cheio de alegria, força e elegância. Vamos entender sobre os passos, vestimentas e história desse patrimônio cultural ao longo deste post..

 

Viviane Araújo dançando Pasodoble

[Pasodoble na Dança dos Famosos. Imagem: gshow | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Quem inspirou o Lindy Hop?

 

» Por que você deve fazer pole dance?

 

» Lurdiana e a dança do ventre

 

AS ORIGENS

 

O paso doble é uma dança originária da França e da Espanha, significando literalmente um passo duplo, acompanhado por uma marcha militar em ambos esses países. A dança tem conexões com a tourada e já serviu como tema de entrada nas arenas.

 

Os movimentos são fortes e lembram o toureiro e o touro, que inspiraram a dança segundo as lendas espanholas. Fora da Espanha, o paso doble está muito forte em competições de dança. Outros ritmos bem famosos nessas competições são a rumba e o samba.

 

A história do paso doble é complexa e começa no século XVIII. Na vertente espanhola, há divergências históricas conforme a fonte. Alguns registros históricos de 1780 indicam que uma marcha militar teria sido adaptada com cento e vinte passos por minuto, o dobro do convencional.

 

Já na vertente francesa, observou-se também o passo em velocidade dobrada, mas não é tão clara a chegada da influência das touradas para a dança nesse país. Os registros já com cara de duelo entre toureiro e touro são dos anos 1920.

 

No mundo, o paso doble ganhou destaque a partir de uma competição mundial de dança nos anos 1940. Mais tarde, já em 1963, o Conselho Mundial de Dança, sediado na Escócia, incluiu em seu rol de danças para ensino e competição o paso doble, ajudando a preservar a dança com o passar dos anos (ou talvez pelo duplo passar dos anos).

 

PASSOS DA DANÇA

 

No paso doble, os dançarinos precisam ter atitude e elegância. O homem começa se posicionando na frente da parceira, ligeiramente separado. Essa separação evita batidas durante a dança, dando liberdade suficiente. O par irá ficar com olhar fixo, um no outro.

 

Alguns passos são feitos com bailarino separado da bailarina. Os passos são de ritmo constante, sem pausas. Em nível iniciante, as normas indicam o homem começa com o pé esquerdo e a mulher com o direito.

 

O casal pode caminhar em qualquer direção, sem seguir um padrão. Essa ideia difere do tradicional sentido anti-horário das danças.

 

Em nível médio e avançado, o paso doble permite paradas completas nos movimentos. É possível recomeçar movimentos sem mexer na coreografia.

 

Aponta-se o homem como condutor, entretanto não é uma função absoluta. A mulher pode posicionar diferente e com isso direcionar a dança também.

 

CURIOSIDADES

 

O paso doble é diferente do flamenco, mas foi influenciado pela outra dança. Ambas levam marcações bem destacadas com os pés.

 

Uma das mais famosas músicas do paso doble é "España Cañi". Ela foi criada em 1923 por Pascual Marquina Narros, sendo adaptada a sua base para melodias novas.

 

RITMO FORTE

 

Não basta apenas falar e não ouvir um pouco do paso doble. Confira justamente a canção España Cañi:

 

 

É um ritmo forte. A dança segue todo esse ritmo. Veremos a seguir que a roupa também.

 

VESTIMENTA

 

Os trajes transmitem as emoções ferozes da luta. O homem recebe traços de toureiro e a parceira da capa, do touro ou sombra do parceiro.

 

Para eles, a vestimenta é uma calça, camisa branca, terno com ombreiras ou colete. A parceira irá trajar um vestido longo com saia cheia e um bolero que combine com os enfeites da outra peça e com seu parceiro, além de um leque.

 

Nos pés, as mulheres usam salto alto no sapato com tira nos tornozelos. Esse sapato evita escorregões durante a dança. Já os homens usam sapato ou bota preta. Máscaras e chapéus podem fazer parte dos acessórios de dançarinos.

 

PASO DOBLE NO BRASIL

 

Aqui no Brasil existe interesse em curtir e dançar paso doble. As competições nacionais de dança também podem incluir essa dança. Outro destaque está na presença em múltiplos programas, em várias edições da Dança dos Famosos. 

 

Atualmente o paso doble não está na Dança no Domingão. Apesar disso, a competição fez vitrine ao ritmo.

 

MUITO MAIS SOBRE A ESPANHA

 

Gostou de saber sobre o Paso doble? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você pode conhecer ainda mais sobre a Espanha:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Mais das danças e da cultura espanhola

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários