Viagem
Já mostramos aqui no blog sobre as etiquetas de eficiência energética em eletrodomésticos e casas, ou ainda do significado da numeração de pneus automotivos. Hoje vamos falar de outra classificação, a de espaço entre poltronas de aviões.
Quem é acostumado a viajar de ônibus e experimenta aviões, nota a diferença: são poltronas mais esbeltas e próximas. Claro que o costume de reclinar e deixar o vizinho de trás apertado é menor por conta disso, e por pousos e decolagens exigirem poltrona reta.
Vamos entender mais sobre essa legislação que surgiu há cerca de quatorze anos.
[Uma dessas etiquetas em avião da empresa Latam. Imagem: O Blog do Mestre] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Novidade nos supermercados: as etiquetas eletrônicas
» O símbolo internacional de acesso
QUANDO FOI CRIADA A REGRA?
Em 09 de março de 2010 foi publicada a Resolução N° 135 pela Agência Nacional de Aviação Civil - Anac. Nela, foi instituído o Programa de Avaliação dimensional, com o Selo Anac e a Etiqueta Anac.
A ideia era de orientar o passageiro, no ato da compra, sobre os assentos fornecidos na classe econômica em voos nacionais e internacionais. Com isso, os passageiros estão cientes da condição da aeronave e podem fazer melhores escolhas de compra, e as empresas, sendo reguladas, atentarem a esse item básico de conforto, quanto ao espaço. Toda a implementação teve como base o Código de Defesa do Consumidor.
QUAIS EMPRESAS SÃO OBRIGADAS?
A Resolução obrigou empresas com aviões que tenham mais de vinte assentos. Isso engloba a maior parte dos voos, exceto pequenas aeronaves de aviação regional que possuem nove assentos, por exemplo.
Foi uma iniciativa pioneira no mundo. As empresas contrataram oficinas de manutenção aeronáutica certificadas pela Anac e que emitiram os relatórios de medidas.
Essas medidas foram feitas considerando a distância da almofada de apoio de uma poltrona e o encosto do assento posterior. A medição foi feita com poltronas na vertical e a 75 mm acima do assento dos bancos.
Houve consulta pública prévia para a definição do método de medição. A resolução garantiu um ano de adaptação.
COMO SÃO O SELO E A ETIQUETA?
A etiqueta não só foi inspirada como tem a aparência similar daquelas de eficiência energética.
Na Etiqueta Anac existem as faixas de classificação A até E, sendo A a melhor classificação, com 73 cm ou mais entre poltronas. Além disso:
× B: 71 a 73 cm.
× C: 69 a 71 cm.
× D: 67 a 69 cm.
× E: < 67 cm
As etiquetas Anac ficam na entrada da aeronave e no sistema de compra de passagens. Além das etiquetas, criou-se o Selo Anac, que traz o espaço útil entre poltronas.
QUESTÃO DE MEDIDA
Vale lembrar que todas as classes, de A até E, atendem o brasileiro médio. Segundo a Anac, um levantamento com medidas de cinco mil e trezentos passageiros de quinze a oitenta e sete anos de idade, feito nos vinte principais aeroportos do Brasil, permitiu trazer a medida média de nosso povo.
Essa medida, considerando glúteo-joelho, varia entre 55 a 65 cm. Vale ressaltar que o alinhamento glúteo-joelho é justamente a nossa medida horizontal mais longa enquanto sentados.
MAIS SOBRE ETIQUETAGEM
No avião, o grande interesse está no espaço para o uso, mas em eletros para casa e bens de consumo, o quanto eles demandam para funcionar, de eletricidade ou combustíveis, é uma informação bem importante. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende mais sobre etiquetagem nesses casos:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!