Dinheiro
Fazer operações financeiras, como pagamento de contas ou pedido de crédito, são coisas que exigem fazer alguns cálculos no planejamento familiar. Para ajudar o brasileiro a fazer esses cálculos, existe uma ferramenta chamada Calculadora do Cidadão. Vamos conhecer?
[O logo do app da calculadora do cidadão. Imagem: Banco Central do Brasil | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Mitos e verdades sobre dívidas que caducam
» Qual a diferença entre juros e inflação?
O QUE É?
A calculadora do cidadão é um aplicativo para simular operações financeiras. A ideia é ter uma referência para comparar com números reais, uma base.
FUNÇÕES DA CALCULADORA
É possível usar algumas funções como:
× Cálculo de aplicações com depósitos regulares: considera aplicações de mesmo valor feitas mensalmente a uma taxa de juros. Obtém-se o total passados os meses de investimento.
× Financiamento com prestações fixas: considera o pagamento de parcelas fixas e de mesmo valor. Considera-se a liquidação do valor passado um número fixo de meses.
× Valor futuro de capital: nessa forma não se considera depósitos ou retiradas, mas apenas qual a projeção de um valor atual no futuro, após certo número de meses e taxa de juros.
× Correção de valores: vamos supor que você quer saber a quanto correspondem cem reais no ano de 2000, considerando o mesmo poder de compra hoje. Para isso, precisaria indexar o valor e trazer para 2024, e a ferramenta de correção permite isso, considerando a remuneração da poupança, inflação, taxa Selic ou outras.
LIMITES E PREMISSAS DA CALCULADORA
Ela não vai aferir as taxas praticadas por bancos e assemelhados. A ideia é fornecer uma ferramenta de cálculo, porém os bancos podem considerar custos próprios, como seguros ou outros encargos.
Esse cálculo se baseia em juros compostos. Para a amortização, o cálculo usado é da Tabela Price ou sistema francês.
O cidadão fornece três parâmetros e a calculadora calcula o quarto. São eles: valor financiado, quantidade de meses, taxa de juros mensal e valor da prestação.
E SE EU QUISER CALCULAR USANDO O EXCEL?
Outros recursos também podem ajudar nesse tipo de cálculo. Que tal ver como funciona na sugestão de post abaixo 👇🏻?
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 Calculando parcelas com o Excel
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!