Dicas
Com tantos modelos disponíveis no mercado, escolher a lava-louças perfeita para a sua casa pode parecer uma tarefa desafiadora. No entanto, para facilitar sua decisão, reunimos informações de diversas fontes para criar um guia completo que o ajudará a entender as diferenças entre os modelos, desde a capacidade até os programas de lavagem, além de abordar a instalação e manutenção adequadas.
[Higienização de louças sendo feita em cozinha. Imagem:
cottonbro studio / Pexels | Reprodução]
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Conheça alguns erros na higienização de alimentos
» Tipos de torneiras residenciais
» Fazendo uma renda extra com panos de prato
NÚMERO DE SERVIÇOS
Ao escolher uma lava-louças, uma das primeiras considerações é a capacidade da máquina, frequentemente expressa em "número de serviços". Cada serviço refere-se ao conjunto de louça usado por uma pessoa em uma refeição, como pratos, talheres, copos e assim por diante. A capacidade da lava-louças é determinada pelo número de serviços que pode acomodar de uma só vez.
* Modelos com capacidade de seis serviços são ideais para quem mora sozinho ou com outra pessoa. Eles geralmente possuem apenas um cesto, mas vêm com compartimentos bem definidos para facilitar o carregamento correto da louça.
* Para uma casa com três a quatro pessoas e uma quantidade maior de pratos e panelas, uma lava-louças de oito ou dez serviços é recomendada. Esses modelos possuem dois cestos com a possibilidade de ajustar a altura, permitindo acomodar pratos, copos, talheres e panelas.
* Caso você tenha uma casa grande ou costume cozinhar frequentemente para amigos e familiares, modelos de doze ou quatorze serviços são ideais. Eles podem acomodar a louça de até quatorze pessoas em uma única refeição.
PROGRAMAS DE LAVAGEM
As lava-louças oferecem diversos programas de lavagem para atender às diferentes necessidades de limpeza da sua louça. Os programas comuns incluem:
* Ciclo Pesado: Indicado para lavar panelas e utensílios com sujeira difícil de remover. Dependendo do modelo, esse ciclo pode levar mais de 2 h.
* Dia a Dia: Ideal para a lavagem da louça com sujeira comum do dia-a-dia. Geralmente, esse ciclo dura até três horas.
* Ciclo Rápido: Projetado para cargas menores e menos sujas, este ciclo é rápido, geralmente em torno de 30 min, e não inclui secagem.
* Econômico: Um ciclo que economiza água e energia elétrica, adequado para louça com sujeira mais leve. Em cerca de 1 h, oferece eficiência na limpeza.
* Delicado: Especialmente projetado para louças frágeis, como cristais e taças, garantindo uma lavagem suave.
INSTALAÇÃO
A instalação de uma lava-louças é relativamente simples, e existem várias opções, dependendo do modelo escolhido:
* Modelos de dez, doze e quatorze serviços podem ser embutidos em nichos ou instalados no piso, proporcionando flexibilidade quanto à localização.
* Modelos menores de seis e oito serviços são compactos e podem ser colocados sobre a bancada da pia ou em nichos de cozinhas planejadas.
Confira mais algumas dicas de instalação:
* Certifique-se de deixar pelo menos 5 cm de espaço entre a parede e a máquina.
* Evite instalar a lava-louças em suportes de parede ou sobre carpetes.
* Verifique o tipo de tomada necessário para o modelo adquirido.
* Embora seja recomendável ter uma torneira exclusiva para a lava-louças, você pode usar a torneira do tanque ou da pia, seguindo o padrão do fabricante.
* A máquina deve estar instalada de modo a garantir a pressão adequada da água, que varia entre 2 e 80 m acima da torneira de entrada.
* Verifique as alturas indicadas tanto para a mangueira de entrada como de saída para evitar problemas de retorno de água devido à altura errada do cano de saída.
A fim de garantir uma instalação adequada e com pressão suficiente, em casas novas ou reformas, é recomendável, sempre, consultar um Engenheiro Civil para o projeto hidrossanitário. Não é um equipamento exigente, mas a adaptação pode ocorrer sem sustos.
PREÇO
O custo é um fator importante a se considerar ao escolher uma lava-louças. Os preços variam amplamente com base na marca, modelo, capacidade e recursos adicionais.
Para determinar o preço ideal da sua lava-louça, avalie suas necessidades e compare as opções disponíveis. Lembre-se de que uma lava-louças é um investimento a longo prazo, economizando tempo e água a longo prazo, o que pode justificar um gasto inicial maior.
MANUTENÇÃO
Para manter sua lava-louças funcionando sem problemas, a manutenção regular é essencial. Aqui estão algumas dicas para cuidar adequadamente do seu eletrodoméstico:
* Realize a limpeza dos filtros da máquina periodicamente, semelhante aos filtros presentes em máquinas de lavar roupas.
* Após cada uso, limpe as hélices da lava-louças.
* Mantenha os compartimentos de produtos de limpeza abastecidos de acordo com as instruções do fabricante.
* Para limpeza externa, utilize apenas um pano úmido, evitando esponjas de aço, solventes ou álcool.
Ao seguir essas orientações, você garantirá o desempenho e a durabilidade da sua lava-louças.
E SE A LOUÇA TEM UM DESTINO DIFERENTE?
Copos, pratos e talheres também podem ter outros destinos. Além de produtos descartáveis e biodegradáveis que surgiram ao longo do tempo, existe uma nova opção. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, entenda a ideia de comer os pratos depois da refeição (e que pratos são esses, afinal):
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 Que tal comer os pratos depois da refeição?
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!